Como instalar um SO Linux em pendrive com LILI USB Creator

Nesse tutorial utilizei a versão Version 2.8.16 Final – Portable Edition (.zip file) que pode ser baixada gratuitamente na página do desenvolvedor (a vantagem é que você não precisará instalar nada em seu computador).

Descompacte o arquivo e clique em LILI USB Creator.exe. Você precisará utilizar privilégio de administrador.

lili1

No “Passo 1” escolha o seu pendrive, no “Passo 2” a imagem ISO (se você não possuir pode utilizar a opção download ou criar a partir de um CD).

lili2

No “Passo 3” encontramos a Persistência, ou seja, você deseja que as modificações feitas no sistema quando você estiver utilizando o pendrive sejam salvas? Se deseja basta designar quantos MB irá utilizar. No meu caso preferi não atribuir persistência. No passo 4 você poderá optar para que os arquivos sejam escondidos no pendrive (eu não quis), formatar o pendrive (eu recomendo para perfeito funcionamento) e lançar pelo Windows (eu não acho muito interessante, por isso desmarquei). Agora é só clicar no raio e esperar a instalação.

lili3

4 respostas em “Como instalar um SO Linux em pendrive com LILI USB Creator

  1. Fábio

    Como vai? Feliz Páscoa. Novamente Deep Web e Linux. Achei ótimo este tutorial. Como já lhe disse você é um professor nato.

    Minhas dúvidas:

    1. Uso este tutorial ou o que você intitulou de “Rodar Linux a partir de um pendrive é bem mais fácil do que você pensa”, publicado em 16/07/2011?

    2. No caso de usar este (LILI USB Creator), qual a distribuição Linux que devo escolher? Esta pergunta relaciona-se ao fato de que você optou no tutorial de 2011 por um distribuição do Ubuntu irlandesa.

    3. O meu objetivo é navegar na Deep Web, como já lhe informei há algum tempo. Irei proceder tal como você sugere no tutorial “Como acessar a Deep Web com segurança”, publicado em 01/10/2012. Neste caso, baxarei pelo Ubuntu do pendrive o progrma TOR e o instalo, se acertar. Baixo o TOR pelo Windows na versão para Linux x64 e mando instalar no pendrive?

    Tenho um pendrive Kingston de 32 GB sem nenhum arquivo. Penso em utilizá-lo.

    Quando tiver tempo, por favor dê-me alguma orientação sobre estas dúvidas. Minhas experiência anterior de dual boot não foi boa e graças a sua orientação consegui resolver o problema depois que retirei o dual boot.

    Obrigado. Meu abraço

    Fernando Sampaio

    • Oi Fernando tudo bom?
      Feliz Páscoa para você também meu amigo!
      Reponde pela ordem para facilitar:
      1. Pode testar esse tutorial sim, só atualize para a versão mais nova do Ubuntu e do USB Instaler (que irão aparecer nos links).
      2. Eu aconselho o Ubuntu. No geral não traduzo o Ubuntu uso em inglês mesmo.
      3. Eu acho mais fácil baixar o Ubuntu (não lembro se baixei o 64 ou 32 – na dúvida opte pelo 32 que vai dar quase na mesma em termo de desempenho nesse caso) depois siga os passos do tutorial “Rodar Linux a partir de um pendrive é bem mais fácil do que você pensa”. Esse é o que mais gosto, embora já tentei os demais (Lili dentre outros). Depois de rodando no pendrive utilize o Tor. Vai ficar bem protegido.
      A memória que você tem vai dar e sobrar, eu uso uma de 4 GB!
      Lembre-se que depois de instalar o Ubuntu no pendrive tem que alterar a ordem de boot no setup, deixe primeiro o Usb e depois o hd, assim quando tirar o pendrive o windows funcionará normalmente. Eu deixo sempre meu notebook com essa ordem.
      Um forte abraço,
      Fábio.

  2. Fábio

    Procedi conforme o tutorial acatando suas dicas do último post. Consegui rodar o Ubuntu 12.10 (32 bit). Fiquei muito satisfeito. Tenho uma dúvida, no entanto, sobre a instalação referida, qual seja:

    – Tudo que fizer em um sessão de acesso no Ubuntu se perde quando saio do programa?

    Ao iniciar a sessão do Ubuntu aparecem duas alternativas: a) Experimentar; b) Instalar. A dúvida é se optar por instalar onde é que o sistema operacional será instalado? No pendrive ou no PC hospedeiro?

    Coloquei o Ubuntu num pendrive de 32 MB pensando na possibilidade de salvar alguma coisa interessante nele. Alguma imagem, texto no editor de texto, etc. Tal com se estivesse num PC ou notebook onde o SO fosse o Ubuntu. Isso é possível? Se positivo como poderei fazer?

    Tenho o propósito firme de usar o Ubuntu, aprender a mexer nele. Começando pelo pendrive quero chegar a minha meta que é instalar o SO num Netbook antigo, LG-X140 modificado, com HD SSD de 240 GB, memória Ram de 2 GB e processador Intel Atom N470 de 1,83 GHz. Referido notebook roda o Win 7 Premium de 32 Bits.

    Uma alternativa seria instalar logo o Ubuntu no notebook. Não tenho nada dentro dele, a não ser o SO. Caso você me aconselhe a fazer isso segurei a sua orientação na hora desde que você me dê alguma luz de como fazer a referida instalação. O Win 7 Premium é legal, tenho o Cd de instalação. Portanto se for possível instalar por cima dele não há nenhum problema de perda do soft.

    Última questão: será que com o pendrive onde já tenho o Ubuntu poderei usá-lo para instalar o sistema no notebook?

    Todavia, só procederei de acordo com sua indicação.

    Desculpe a chateação, mas sou um véio persistente (74 anos completos).

    Meu abraço

    • Oi Fernando como vai?
      Tudo feito é perdido sim, porém tem uma forma de contornar isso, no passo 4 do Universal Usb coloque persistência (4 giga), desta forma é salvo o que é feito.
      Se clicar em instalar vai instalar em seu computador (clique sempre em experimentar).
      É possível salvar sim, mas não na memória (pendrive) mas sim no hd de seu computador, o Linux reconhece o hd e permite o salvamento. Aliás se um dia der algum problema com o Windows é só colocar o pendrive e recuperar qualquer documento importante.
      Esse seu Netbook tem ótima configuração.
      Quanto a instalação com o pendrive dará certo, porém não posso deixar de alertar que sempre há perigo de algo dar errado e ai precisar reinstalar o Windows, a chance é muito remota, mas existe. Para instalar o Ubuntu, vc (digo você porque sei que estou trocando informações com um jovem com apenas 74 anos cheio de vigor que está sempre aprendendo muito, daqui uns 20 anos começo a usar a designação senhor nas respostas sobre o Windows 20 e Ubuntu 40.4!) deve particionar o hd e instalar na partição a parte do Windows, ou seja:
      c: windows
      d: Ubuntu
      Eu particularmente prefiro usar no pendrive, dá menos trabalho e utilizo em qualquer computador.
      Você vai gostar muito do Ubuntu, leva muito pouco tempo para aprender a utilizá-lo.
      Qualquer dúvida me escreva,
      Um forte abraço,
      Fábio.

Deixe um comentário

