Vale a pena comprar um tablet para ler livros? Relato de experiência

tablet

Acredito que muitas pessoas tem essa dúvida e na internet normalmente encontramos  artigos sobre assistir vídeos, instalar jogos, visitar redes sociais, mas as matérias sobre a leitura nesses dispositivos é muito escassa. No meu caso, como faço mestrado, leio muito principalmente livros digitais, artigos, dissertações e teses e como detesto ler no notebook e ainda mais ficar imprimindo tudo, resolvi comprar um tablet para leitura.

Estava em dúvida se é possível ler várias horas por causa do cansaço na vista e se a tela seria suficiente para que a fonte não ficasse muito pequena. Em uma pesquisa na internet encontrei alguns relatos, mas na maioria de pessoas que liam pequenos textos ou quadrinhos. Outra dúvida era relativa ao tamanho do tablet porque dependo da escolha poderia pegar um muito grande e desajeitado ou muito pequeno dificultando assim a leitura. Optei por um de 7 polegadas. Quanto ao hardware nem vou comentar aqui porque para esse uso qualquer um é satisfatório, aliás eu deveria até ter comprado um mais simples e mais barato para isso. Quanto ao sistema operacional optei pelo Android.

Bom respondendo a questão, vale a pena sim comprar um tablet para leitura! Estou fazendo esse relato um mês depois de ter comprado e já li alguns livros com imensa satisfação. Uma ferramenta que achei fantástica foi o leitor Adobe Reader que permite fazer comentários e marcações no texto com muita facilidade, você pode até ditar o comentário ao invés de digitar. Com relação ao cansaço na vista não tive nenhum problema, adquiri o hábito de deixar a luminosidade da tela no mínimo o que torna a leitura muito agradável.

Um aspecto que achei muito legal é que agora posso consultar a internet para sanar qualquer dúvida que surja ao longo da leitura como também para fazer anotações externas ao texto.

Para pegar os textos prefiro usar o notebook e para passar para o tablet utilizo o Dropbox embora seja possível de “n” outras formas. Outra vantagem do tablet de 7 polegadas é a facilidade para colocá-lo na frente do notebook na hora que preciso digitar algo me baseando nos textos.

Espero que esse pequeno texto possa ajudar as pessoas que ainda então em dúvida quanto a leitura nos tablets, claro que você deve levar em consideração que essa é uma experiência pessoal e que as pessoas são diferentes, mas acredito que a adaptação é bem rápida. Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar é só deixar um comentário.

Um forte abraço e obrigado pela visita.

Atualização:

https://dicasdofabio.wordpress.com/2016/03/06/leitura-digital/

46 respostas em “Vale a pena comprar um tablet para ler livros? Relato de experiência

  1. Boa tarde, Fábio.

    Agradeço muito por esse post, pois estou justamente pesquisando a compra de um tablet principalmente para a leitura de livros e HQ’s. Estou cada vez mais propenso a crer que um tablet de 7 polegadas vai ser suficiente para minhas necessidades. Sua opinião é de grande valia.

    Grande abraço.

    • O Helber tudo bom?
      Minha maior dúvida foi se eu comprava um 7 ou 10 polegadas, acabei optando pelo de 7 e não me arrependi principalmente por causa da portabilidade, mas recomendo que você teste os dois antes de adquirir. É interessante que cada vez mais me acostumo aos recursos do tablet para leitura e sinto falta quando estou lendo um livro físico.
      Um forte abraço,
      Fábio.

  2. Olá Fábio, obrigado por postar sua experiência de leitura em tablet, estou mesmo precisando de informações a respeito, porque eu também faço mestrado e preciso ler muitos textos, a grande maioria em pdf. Queria saber se você lê textos com tabelas, gráficos, figuras? Caso sim, queria saber se você tem uma leitura agradável usando seu tablet de 7 polegadas? Pergunto isso porque a razão principal pra eu comprar um tablet é poder ler textos evitando o incômodo do brilho das telas de computador.

    Abraço e sucesso no mestrado,

    Diogo

    • Oi Diogo tudo bom?
      Normalmente os textos que leio não contém muitas tabelas ou figuras, faço mestrado na área de educação, mas já li diversas tiras do Quino (o criador da Mafalda – http://www.mibuenosairesquerido.com/Personagens04.htm) e a leitura foi muito agradável. Eu sempre leio com o tablet na horizontal aumentando assim as áreas de visualização laterais. Quanto a luminosidade sempre coloco no mínimo.
      A maior vantagem do de 7 é poder colocar perto do teclado para quando for trabalhar com partes do texto usando um notebook ou computador, assim vc trabalha com as duas telas. Outras vantagens são: o menor consumo da bateria (do que se fosse o de 10), caber em uma mão confortavelmente e ser de fácil transporte.
      Eu acredito que você vai gostar do tablet de 7, mas acho legal antes de você comprar testar os dois tamanhos antes de comprar.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Fabio,
        Você costuma fazer marcações nos textos que lê e comentários/anotações tipo usando o Adobe? Isso é confortável na hora de digitar, ler o parágrafo e realizar a marcação?

        Abraços
        Alexandre Jaloto

      • Oi Alexandre,
        Eu costumo fazer marcações e algumas pequenas anotações. Ainda acho mais fácil fazer isso no papel, mas no Tablet também é tranquilo.
        Um forte abraço,
        Fábio

  3. Fábio, qual a marca e modelo do seu tablet. Ainda não sei que tablet adquirir. Estou fazendo uma pós em tecnologia educacional e preciso ler muitos pdfs.

    Estou analisando se devo adquirir um de 7 ou 10 polegas. Uso óculos pra ler de perto e temo não me adaptar com um de 7 .

    Grande abraço.

    • Oi Marcio
      A marca e modelo do meu é Genesis GT-7250:
      http://www.genesiseries.com/2012/03/genesis-gt-7250/
      Mas acho que se tivesse comprado um mais simples faria a mesma coisa.
      Para leitura achei os tablets perfeitos, hoje gosto muito mais do que dos livros físicos.
      Quanto a visualização eu sempre leio na horizontal e acho o tamanho da fonte bem satisfatória, mas não tenho problemas de vista.
      Acredito que no seu caso é legal testar os dois (por causa do óculos), mas se você conseguir visualizar bem acho mais interessante optar pelo de 7 por causa da portabilidade, peso e ergonomia.
      Qualquer dúvida me escreva,
      Um forte abraço,
      Fábio

  4. Oi Fábio, foi muito importante para mim esta sua experiência e tb os comentários dos visitantes da sua página. Agora tenho “mais experiência”. Um abraço, Celina

  5. olá Fabio, meu nome é Paulo Sérgio,estou a mais de 3 mês esperando se o tablets da possitivo vai abaixar o preço, porém atá agora nada, o objetivo é para leitura, mas, pelos seu comentario e do pessoa, ai, acho que não preciso de um tão caro. vou reepensar em outro tablets.
    valeu e obrigado.

  6. Olá Fábio…. Seu blog foi um achado pra mim ! Estou quebrando a cabeça a dias com a dúvida de comprar um tablet ou o kindle, pois a intenção é de 80% para a leitura mesmo… Estive em um quiosque da Kindle avaliando o produto, porem nao fiquei muito satisfeita… Meu medo com relação ao tablet para a leitura era ficar com a vista muito cansada .. tenho uns 30 livros baixados ja em PDF e te pergunto: quando se abre um arquivo desses pelo Adobe Reader tem como configurá-lo para ficar de um tamanho de letra razoável sem ter que ficar rolando a página pro lado direito para ler o final da linha? (nao sei se me fiz entender rsrs) Aumentar a percentagem de visualização entende?

    Obrigado pela ajuda 😉

    Grande abraço

    Izabel

    • Oi Isabel, você tem que considerar alguns aspectos:
      O Kindle é mais confortável para leitura, só que não tem outras funções. Uma coisa que não sei é se é possível abrir arquivos externos pdfs que baixamos nele. Mas para o conforto na leitura ele é melhor que o Tablet.
      O Tablet é ótimo para leitura (um pouco inferior ao Kindle e talvez ao livro físico). A vantagem do Tablet é que vc lê nele, acessa dicionários, Wikipédia (o que é muito útil na leitura de livros mais complexos), além de muitos outros serviços.
      Quanto a deixar a vista cansada, isso depende muito da pessoa, eu particularmente posso ler bastante antes da vista ficar cansada.
      Quanto a aumentar a visualização no Reader é possível inclusive com o movimento com os dedos em pinça. O meu tablet é de 7 polegadas e consigo ler tranquilamente com ele na horizontal.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • ok. Obrigado pelo retorno Fábio.

        Me ajudou bastante… Vou comprar o tablet e depois volto aqui pra te contar sobre a minha experiencia 😉

        Abraços

        Izabel

  7. ola, Fabio… Eu acessei o link sobre o tabllet que vc tem, pois muito me interessou, 50% pra leitura…rsss… msa eu estava vendo o forum sobre o tablet Genesis, e disseram que nao aceita pen-drive, é isso mesmo? Porque se for, os livros que tenho ja em pedf em meu PC como voun passr para o tablet pra eu poder ler? outra coisa… vc sabe se ele aceita aumentar a memoria, sei la pra 16 ou 32 gigas? acho a memoria interna que ja vem nesses tablets muito pouca…. grato pela atenção

  8. Oi Fábio!!!
    Quero lhe agradecer por ter falado um pouco mais sobre tablets… principalmente o Genesis.
    Eu comprei o meu GENESIS 7204 (tela 7) principalmente para ler textos em PDF relacionados a minha faculdade e tava com medo dele não ser tão bom assim…porque ele é um tablet bem simples e estava com um preço muito bom, mas agora depois de ler o seu post, todos os comentários e respostas eu estou mais tranquila… 🙂
    Me ajudou muito!!!
    Obrigada.
    Karina Rangel

    • Oi Karina acho que vc vai se adaptar muito bem a leitura no tablet, eu mesmo já li algumas dezenas de livros e artigos levando pouco tempo de adaptação, hoje tanto faz no tablet ou de papel e as vezes até prefiro no tablet por poder acessar dicionários e a internet para tirar dúvidas na leitura.
      Um forte abraço,
      Fábio

  9. Cara, que da hora! sou Advogado, e estou pesquisando um tablet para leitura, e vi uns preços interessantes de 7 polegadas, no entanto, nao tinha convicçao sobre ser bom para ler, e com seu relato, está garantido, vou comprar. Você fazendo mestrado, certamente conseguiu perceber que é possível a adaptaçao, entao pretendo adquirir mesmo.

    Muito obrigado, valeu pelo post

    • Oi amigo desculpe a demora em responder.
      Agora já estou fazendo doutorado e continuo usando o dispositivo android de 7 polegadas para as leituras e até para minhas leituras particulares, umas vez que sou leitor de carteirinha. Na minha opinião dá para ler na boa, sem cansar a vista.
      Um forte abraço,
      Fábio.

  10. Ola Fabio, onde voce comprou esse Tablet Genesis, não consegui achar em nenhuma Loja, Eu Adoro Ler e estou em duvida de Comprar um Tablet, da para ler livros em PDF. Me da uma Luz!!!

    • Oi Lúcia, se eu fosse comprar hoje um Tablet compraria da marca Samsung, acho a melhor em custo benefício. Os modelos mais simples funcionam perfeitamente para a leitura, só se preocupe com o tamanho da tela, eu me adapto muito bem na de 7″.
      Qualquer dúvida escreva,
      Fábio

      • Oi Fábio. Seu relato está me ajudando na decisão de comprar ou não um tablet, aliás, vi um da mesma marca do seu. Mas preciso de uma informação: Quanto tempo dura a bateria quando você está lendo?

  11. Olá Fábio. Podes falar a respeito da duração da bateria do seu tablet? Estou propício a comprar um Genesis também, contudo, essa informação eu não possuo. Obrigado.

  12. Olá meu caro, já ouviu falar em E-Readers? são livros digiais portateis. Ler nos mesmos é como ler em papel.

    • Oi Fernando eu já experimentei um E-Reader e achei muito superior ao tablet para leitura, o tablet faz de tudo então é legal para quem quer usara para leitura e para outras coisas, mas o E-Reader o supera (e muito) na função leitura. Assim, em minha opinião, o tablet é vantagem para usuários que querem usar o aparelho para diversas funções e não somente para a leitura, mas se for só para a leitura o E-Reader é muito melhor.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Eu tenho essa mesma dúvida, se compro um E-Reader ou um tablet. O problema é que eu leio muito mesmo e preferiria uma bateria que durasse muito (no caso, estivo olhando o Kobo Glo). Sem falar que esse leitor também possui dicionário incluso pra justamente fazer essa pesquisa de palavras. Quanto ao tablet, eu acho uma boa opção por ter outras funções (já que eu não tenho um celular que realize essas mesmas funções). Será que você poderia me ajudar a decidir?

  13. Conseguiu tirar todas as minhas dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre a leitura de PDFs, porque estou montando minha biblioteca virtual e estava na dúvida entre tablet e e-reader. Vou observar um detalhe que foi comentado aqui: se o tablet que eu escolher tem entrada para pen-drive. É que ter que passar tudo o que tenho ( e ainda estou baixando em PDF 😀 ) pelo dropbox vai dar um trabalhão! Valeu, suas dicas foram esclarecedoras, obrigado! Agora vou pesquisar um tablet que caiba no meu orçamento.

  14. queria dar os parabéns pro autor desta postagem, fuçei em toda internet e o cara que explicou melhor foi o dono desta página.

  15. Oi Fábio, sou a Mara.
    Obrigada pelo esclarecimento, tive oportunidade de observar o Kindle de um amigo e me preocupei em ficar presa na Amazon.com, não podendo inserir livros gratuitos disponiveis na internet.
    Adoro leitura e é muito tentador tantos livros disponiveis na internet e a independência de leva-lo e qualquer canto.
    Valeu a dica e pelo compartilhamento de experiência.
    Abraços

  16. Fábio tenho um kindle mas estou limitada aos livros da Amazon Então comprei um Tablet para ler Para não ter q comprar um e-rede para ler livros Saraiva e da Cultura vou testa-lo agora. Seu Tablet é Samsung?

  17. Pingback: Leitura digital | Dicas do Fábio

  18. Pode-se também baixar o app Filtro de Luz Azul que ajuda muito; e ao mesmo tempo reduzir a luminosidade. Eu leio e-book’s no smartphone e já me habituei. Planejo comprar um tablet, pois leio muito HQs também (uma vez que o e-reader tem tela monocromática).

  19. Quem le textos em PDF melhor esquecer tablets de 7 polegadas. Um PDF tem as mesmas proporções de uma folha A4, então o ideal seria um tablet com formato de tela 4×3. Para ler PDF no minimo precisa de um tablet 10.1

    Experiência própria.

  20. Dica preciosíssima, bem elaborada, detalhada, embasada na experiência prática, de fato; o foco do conteúdo acadêmico, pertinente ao autor, é bastante próximo ao que utilizo, humanas, social aplicada. Valeu, pela coerência e a necessidade que a decisão na aquisição desses equipamentos requer, além do que está relacionado com a satisfação, o retorno do investimento no longo prazo. Parabéns pela verdadeira prestação de serviços, quanto mais nesse emaranhado de postagens inconsistentes na rede. Roberto. BH. Aquele abraço.

  21. Oi Fábio, bom dia!!
    Agradeço o seu texto. Mas mesmo com as suas informações gostaria de saber mais sobre o que pensas com relação ao cansaço nos olhos.
    Quando começo a ler um livro, fico ansiosa para terminar, então passo horas lendo. Num livro impresso não sinto cansaço, mas fiquei com muita dor nos meus olhos quando fiz isso no celular.
    Gostei da diversidades de títulos gratuitos que encontramos na internet e tenho medo que um e-reader me limite nessa experiência. E, que um tablet tenha prejudique da mesma forma que um celular meus olhos.
    Qual a sua opinião?
    Obrigada!

    • Oi Carine tudo bom?
      No começo eu também tinha muito cansaço nos olhos, mas com o tempo passou. Utilizo no celular o FB Reader – https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geometerplus.zlibrary.ui.android&hl=pt que conta com um fundo de papel antigo e isso ajuda muito a não cansar os olhos. Se for utilizar procure por livros no formato .epub ou .mobi que permitem a mudança do tamanho e espaçamento de fontes.
      Outra alternativa é utilizar o Kingdom, mas eu prefiro ler no celular por conta da liberdade de escolha de conteúdo (temos muitos livros disponíveis na internet) e por ser fácil de ler em qualquer lugar.
      Se puder te ajudar me escreva!
      Um forte abraço,
      Fábio

Deixe uma resposta

