O poder a qualquer custo

maluf

Ao criar o Dicas do Fábio decidi somente tratar de assuntos ligados a tecnologia, as vezes de uma forma mais crítica, mas na maioria das vezes de uma forma bem técnica pois sei que ajuda diversas pessoas. Ao longo do tempo incorporei outros assuntos, mas a parte técnica da tecnologia ainda impera. Não gostaria de ficar aqui tratando de política, muito embora a própria definição do Dicas já é um decisão política. Mas pedindo licença ao leitores habituais e falando de “política” (entre aspas porque estamos tratando de política partidária) não posso deixar de postar essa imagem que prova que não importa ser de direita ou esquerda, contra ou a favor do golpe militar, envolvido ou não com escândalos políticos derivados de situações no mínimo duvidosas, de ideologias distintas, o que importa é o poder. Tenho muitos alunos adolescentes que são acusados de afastar da política (na forma partidária), mas como diante de uma imagem tão clara e nítida convencê-los do contrário? Aliás porque fazer isso? Será que “do outro lado” encontraremos algo diverso? Cada vez me convenço mais que o papel nosso, como educadores, é promover, com toda a nossa força, a superação da heteronímia, devemos fornecer “ferramentas” que permitam o juízo crítico, a autonomia.

“A única possibilidade que existe é tornar tudo isso consciente na educação; […] colocar no lugar da mera adaptação uma concessão transparente a si mesma onde isto é inevitável, e em qualquer hipótese confrontar a consciência desleixada. Eu diria que hoje o indivíduo só sobrevive enquanto núcleo impulsionador da resistência. (ADORNO, 1995, p. 157).

Peço perdão por ter me desviado do principal motivo do Dicas, que é ajudar pessoas que estão enfrentando problemas técnicos, mas dessa vez foi inevitável.

Obra citada:

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s