Tudo o que você precisa saber sobre os novos termos de privacidade do Google

80053816230165322

Essa matéria foi publicada no originalmente no site tecnomundo. Na semana passada, várias pessoas receberam um email de um remetente ilustre: o Google, que resolveu avisar aos cadastrados em seus serviços que a empresa está mudando seus Termos de Serviço e a Política de Privacidade, a qual gera várias polêmicas por toda a internet.

A partir do dia 1° de março deste ano, a empresa vai se livrar de 60 daquelas frases complicadas e que nunca são lidas por quem está se cadastrando, transformando tudo aquilo em um texto leve e mais simplificado – e que servirá para tudo, do YouTube ao sistema de buscas.

Mas, muito mais do que isso, o próprio método do Google mudou: a gigante agora tem ainda mais forças, sendo capaz de, ao mesmo tempo, melhorar o sistema de buscas e invadir completamente sua privacidade. Abaixo, o Tecmundo lista os prós e contras dessa novidade – e o que você, que tem conta em qualquer um dos serviços da empresa, tem a ver com isso.

As melhorias: o que eu ganho?

Como o próprio Google afirma em seu email, a legislação da empresa está mais consistente: os termos de adesão estão bem mais fáceis de serem lidos e até ficaram atrativos – quem sabe até você dê uma olhada nas novas regras de privacidade de vez em quando, só para saber com quem está se metendo.

Mas o que importa mais é o que acontece durante a navegação. A partir de agora, as informações colhidas em um dos serviços da empresa serão integradas com o que for digitado nos demais. É mais ou menos assim: se você acessa muitos vídeos sobre futebol no YouTube ou manda emails sobre o esporte para seus amigos, suas pesquisas com o termo “Ronaldo” no Google normalmente serão direcionadas ao atleta. Mágico, não?

Tudo está conectado na nova política do Google.

8005381623016527

Com resultados mais apurados e precisos, você não precisa navegar por dezenas de páginas até encontrar a resposta que precisa. Mas claro que tudo isso não será gratuito: o Google precisa receber um pagamento para proporcionar tanta eficiência – e a moeda de troca, nesse caso, são seus dados pessoais.

O Lado Negro: o que eu perco?

Em uma palavra? Privacidade. Se você já achava que o Google tinha controle total sobre as suas ações no YouTube ou Google+ e passava dos limites ao enviar publicidade baseando-se em suas mensagens do Gmail, acredite: ficou ainda pior.

E isso a empresa não sai divulgado por aí, fazendo com que muita gente ache que as melhorias nos Termos de Serviço sejam totalmente benéficas – e cabe a pessoas e veículos especializados alertar o leitor sobre esses perigos.

Ele está de olho: esqueça a privacidade nos serviços do Google.

Com a integração entre os serviços, todos os seus dados serão recolhidos pela empresa e analisados ao mesmo tempo, aumentando a precisão da publicidade direcionada. São informações pessoais, gostos, localização e contatos, entre várias outras coisas. Em resumo, ele agora vai saber absolutamente tudo sobre você. Se duvidar, mais até do que seus parentes e amigos mais próximos.

Além disso, o fato de todos os serviços contarem com as mesmas regras não só facilita a parte política interna do Google, mas dificulta que brechas sejam encontradas em acusações ou processos contra a empresa (e eles são muitos, acredite).

E você não pode “escolher” que tipo de informações quer compartilhar: a gigante de Mountain View não oferece retorno ao sistema antigo, recolhendo todos os dados processados sem dar uma chance de defesa.

Não adianta se esconder: o Google não dá escolhas na hora de "emprestar" seus dados.

Não concordou? Simples: o Google oferece a possibilidade de você cancelar sua conta e ganhar a liberdade de todo o controle da empresa. O ponto negativo é que você perde seu Gmail, a conta no YouTube e no Google+, por exemplo – o que atualmente é um preço muito alto só para voltar a ter privacidade na internet.

Autoria: Nilton Kleina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s