Solução para montar um montar circuito segurança com webcam

8199218171934Essa matéria é de autoria do site Baixaki. As webcams sempre foram relacionadas a conversas e conferências por vídeo, mas também podem funcionar em prol da sua segurança. Diversos softwares podem utilizar a sua câmera para identificar movimentação em um ambiente, e é exatamente isso que o ContaCam faz.

Este software de vigilância gratuito tem detector de movimento e pode gravar imagens pelo tempo que você precisar com o intuito de transformar a sua webcam em um sistema de segurança com alertas personalizados.


Recursos e possibilidades de uso

O software monitora a imagem captada pela câmera e pode começar a gravar automaticamente assim que um movimento é detectado, salvando os vídeos nos formatos AVI ou Flash. Ele também pode enviá-las por FTP ou para um endereço de email.

ContaCam captura imagens em intervalos regulares, criando um histórico, o qual pode ser acessado de qualquer lugar. O programa tem um servidor integrado protegido por senha, sendo possível acessá-lo via intranet ou pela internet. Você pode montar um sistema com número ilimitado de câmeras. Os dispositivos suportados pelo software incluem webcams, WDM e DV, além de câmeras IP.

57501

ContaCam tem extensas configurações, incluindo edição de imagens, zonas customizáveis de detecção, agendamento para detecção, especificações de áudio e vídeo etc.

ContaCam tem todos os recursos para a edição de imagens e compressão de arquivos AVI do FreeVimager — software dos mesmos desenvolvedores para visualização e edição de imagens que também é capaz de reproduzir arquivos de vídeo no formato AVI.

Usando o software

Certifique-se de que a webcam ou outro dispositivo de captura esteja conectado e funcionando corretamente. A partir do menu “Capture”, selecione o dispositivo desejado. Caso você queira utilizar câmeras IP, é necessário fornecer o host name ou o endereço IP, além da porta e do tipo de dispositivo.

ContaCam tem um assistente para que você monte o seu circuito de segurança em três passos. Primeiro, você determina o modo de uso, que pode ser para vigilância ou para transmissão das imagens ao vivo.

O segundo passo é determinar um nome para a câmera e definir o idioma e a aparência da interface. O programa está disponível em quatro idiomas: alemão, inglês, italiano e russo. Por último, basta configurar o tempo de permanência dos arquivos no seu disco rígido.

Opinião do site:

ContaCam é uma opção muito interessante para utilizar a sua webcam em um sistema de vigilância. A capacidade que o software tem de gravar vídeos automaticamente é um grande ponto positivo, e este programa ainda tem a vantagem de transmiti-los pela web, algo que nem todos os softwares gratuitos do gênero oferecem.

A compatibilidade com webcams, WDM e DV, além de câmeras IP, é outro grande trunfo deste software. Pode-se afirmar que ele faz a parte dele, mas o seu sistema de segurança só estará completo se você utilizar uma câmera de boa qualidade. A nitidez das imagens depende do sensor da câmera utilizada, não somente do software.

O assistente de configuração do ContaCam é fácil, tornando possível o preparo de um sistema de vigilância em poucos minutos. Além disso, o software tem inúmeras configurações de áudio, vídeo, gravação e detecção de movimento. Logo, é um programa que qualquer pessoa pode aproveitar, tenha conhecimento avançado ou não.

É importante deixar claro que esta não é uma solução profissional de segurança. O software pode ser suficiente caso você queira observar um quarto ou algum outro ambiente pequeno, mas pode não dar conta da tarefa de proteger uma casa inteira ou uma empresa. Logo, não confie somente no ContaCam, mas o encare como uma ferramenta prática.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s