Linux Mint 12, relato do experiência

Hoje resolvi testar o Linux Mint rodando diretamente do meu pendrive e fazer um relato, nada técnico ou científico, somente quais foram minhas impressões. O post foi feito no próprio editor do WordPress, visto que não conheço um bom editor de blogs no mundo Linux, as imagens foram editadas na Gimp.

Primeiramente ao contrário do que tenho lido não achei o visual mais interessante do que o do Ubuntu, embora seja bem mais fácil de utilizar e encontrar os programas no Mint, ainda gosto mais do visual do Ubuntu. A vantagem é que vem com todos programas essenciais (na visão dos desenvolvedores), drives e plugins instalados o que é uma boa para quem está rodando na versão live ou quem está começando a usar linux.

O leitor deve ter em mente que conheço um pouco do Ubuntu, assim tenho relativa facilidade em utilizar o Mint (feito a partir do Ubuntu), mas acredito que mesmo uma pessoa pouco familiarizada não teria muitas dificuldades. Conectar na internet foi muito fácil. Modificar o layout do teclado e horário mais fácil ainda.

O navegador escolhido pelos desenvolvedores foi o Firefox, o que para mim foi uma “mão na roda” pois rapidamente instalei o corretor ortográfico e mais alguns outros complementos. Gosto muito do Chrome, mas ainda acho o Firefox muito mais customizável. A surpresa fica por conta da pesquisa, no mesmo momento troquei para o bom e velho Google (sim aquele que vai dominar o mundo).

Instalar novos programas também não é problema, eu instalei um para a webcam e o Chromium. O Google que me desculpe mas dessa vez preferi continuar com o navegador Firefox.

O que achei sensacional foi o consumo de memória, veja por você mesmo (com o Firefox com um monte de abas abertas, ouvindo musica no [YouTube – Linkin Park] e com alguns outros programas abertos). No Windows 7 já teria passado de 1 giga e meio.

Concluo muito impressionado com o Linux Mint, fácil de utilizar, com um visual moderno, baixo gasto de memória, muito customizável e completo para o uso.

Windows ou Linux? Ubuntu ou Mint? Firefox ou Chrome (ou Opera)? Apple ou Sansung? Para mim tanto faz o que eu quero é ter liberdade de escolha.

Um forte abraço, um ótimo fim de semana, com juízo, mas não com muito senão atrapalha a vida!

Fábio Fontana de Souza

3 respostas em “Linux Mint 12, relato do experiência

  1. Pingback: Comparativo uso de memória Windows 7 X Linux Mint 12 | Dicas do Fábio

  2. Achei muito boa sua explanação sobre a impressão do primeiro uso do Mint 12. Sem “puxar a sardinha prá lado nenhum” Também “usei” o Ubuntu lucid linx 64 bits desde o lançamento (preferi por ser LTS). Mas como gosto de experimentar outras distribuiçôes, interessei-me pelo Mint 12. Deixando de lado o “favoritismo” por KDE…Gnome…Unity..achei ótimo o gnome 3. O sistema leva um pouco mais de tempo para iniciar, mas depois é muito rápido na execução dos aplicativos. Para o iniciante em Linux (que está migrando do win) é a mais “amigável” das distros que experimentei. contando que após a instalação (optei pela iso do dvd) estava tudo pronto para ser utilizado, apenas configurar o acesso a rede e o Thunderbird para acesso e recebimento de e-mals. Sem contar que o sistema possui quatro opções: Gnome, clássico, clássico sem efeitos e o mate.
    Obs. Estou testando há 3 dias (06.02.2012)

    • Oi Percival, concordo com você essa é a distribuição mais simples para quem está começando a se maravilhar com o mundo Linux e é legal dizer que simples de ser usado, mas muito completo em termos de software inclusive com muitas opções para download.
      Agradeço muito a visita,
      Do amigo,
      Fábio Fontana de Souza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s