Rodando Linux Mint direto do pendrive

Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian. Para rodar direto do pendrive utilizei o programa USB Instaler. Clique aqui e aprenda instalar uma distribuição Linux no pendrive.

O único problema que enfrentei foi que no programa só existe a possibilidade de instalar o DVD Mint 11 e estava com a versão 12, mas resolvi isso somente renomeando a versão de 12 para 11.

mint1

 

Agora foi somente iniciar o computador dando boot pelo pendrive. A tela inicial é muito bonita, simples mas elegante. Para conectar na internet foi só digitar a senha de rede.

mint2

Rapidamente configurei o teclado e descobri como traduzir o sistema. Para quem já utilizou o Ubuntu é bem fácil.

Para baixar novos programas basta clicar no ícone da imagem:

mint

O navegador padrão é o Firefox, mas para testar baixei o Chromium.

mint4

Veja a página do blog no navegador:

mint5

Para quem não gostou das modificações do Ubuntu depois da adoção da unity, o Mint que está no topo da lista do site Distrowatch, é uma excelente opção. O sistema é rápido, mais completo que o Ubuntu e com uma interface muito simples que proporciona um rápido aprendizado. Essa já é minha distro favorita do mundo Linux.

Eu fiz download do espelho brasileiro (Universidade Federal do Paraná) em uma velocidade “quase record” com relação ao que estou acostumado. Clique aqui para acessar a página de Downloads.

Anúncios

3 respostas em “Rodando Linux Mint direto do pendrive

  1. Pingback: Universal USB Installer atualizado para suportar Linux Mint 12 | Dicas do Fábio

  2. Já coloque pra verificar a integridade do DVD depois que o linux mint já esta no pen drive e acusou um erro! Não sei se isso é vital caso alguém decida instalar o mint para um DVD.

    • Oi Anderson, tudo bom?
      Eu nunca testei a integridade, mas sempre rodo tanto o Ubuntu quanto o Mint através do pen drive ou mais recentemente da memória SD, ficando as vezes o dia todo e nunca tive nenhum problema (o Mint as vezes trava, mas não pelo fato de estar sendo rodado dessa forma, mas por causa de um problema dele mesmo como pude verificar na internet o mesmo erro para quem tem instalado no HD).
      Um forte abraço,
      Fábio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s