Como desinstalar o Linux, excluir a partição e recuperar o boot do Windows 7

Esse tutorial é para aqueles que estão com um computador em dual boot com o Windows 7 e uma distribuição Linux (o Ubuntu por exemplo) e agora querem desinstalar o Linux, excluir a partição e restituí-la a partição principal e recuperar o boot do Windows 7.

Importante: Leia todo o tutorial antes de começar o processo e tenha em mente que como tudo em informática pode ser que você encontre diversas dificuldades. Antes de mais nada saiba que você precisar ter um DVD do Windows 7 em mãos. Eu fiz algumas vezes e não tive problemas, mas não posso garantir que funciona em todos os casos. Também saiba que se seu Windows é craqueado você terá que reinstalar o crack, mas com tantas opções hoje em dia, nosso blog recomenda o uso de softwares originais ou softwares livres. Bom, vamos ao serviço.

Essa é provavelmente a sua tela de boot ao iniciar o computador, vamos escolher a opção Windows 7

1

Após iniciado o Win 7 clique em Computador com o botão direito e escolha a opção Gerenciar

2

Agora vamos escolher Gerenciador de disco, provavelmente você terá 4 partições uma denominada Reservado, outra C: (nessas duas não iremos mexer), as outras duas sem a denominação NTFS são a do Linux e a Swap, vamos trabalhar nessas últimas.

3

Clique em uma das partições com o botão direito e em seguida Excluir volume

4

Após clique na do sistema operacional Windows (C:) e escolha estender volume para acrescentarmos o espaço da partição excluída.

5

Agora basta conferir as informações e avançar.

6

Agora veja que sua partição C: incorporou as outras partições.

7

Mas agora que surge o problema, ao reiniciar o micro você irá dar de cara com essa tela:

8

O que aconteceu? Quando o Linux foi instalado sobrescreveu os arquivos de inicialização, instalou o GRUB no MBR. Agora teremos que reverter esse processo. Insira o DVD de instalação do Windows, altere a ordem de Boot na Bios e selecione o idioma, hora e teclado na primeira tela da instalação do Windows.

9

Agora clique em REPARAR COMPUTADOR

10

O assistente de recuperação procurará por instalações do Windows 7, depois clique em avançar.

11

Agora clique em Prompt de comando

12

Pronto já está quase terminando, você deverá digitar:

BootRec.exe /fixboot

e depois:

BootRec.exe /fixmbr

13

Feche a janela e clique em reiniciar.

95 respostas em “Como desinstalar o Linux, excluir a partição e recuperar o boot do Windows 7

    • Oi Felipe, sem o DVD do Windows não é possível desinstalar o SO Linux da forma que o tutorial ensina pq vai dar problemas na inicialização do Windows (veja a parte que trata GRUB no MBR).
      Um forte abraço,
      Fábio

      • ele pode baixar uma iso pelo torrent colocar no cartão ou pendrive que funciana.

  1. Oi, fiz todos os procedimentos mas não funcionou bem. A opção Estender Volume não ficou disponibilizada, não apareceu aquele “Assistente para Extensão de Volumes”. Aí prossegui assim mesmo, cheguei em Ordem de Boot, Idioma, Teclado na 1ª tela do Windows; cliquei em recuperar etc. Fui ao Prompt de comando, realizei os procedimentos de BootRec.exe e etc. Reiniciei e conclusão: O Windows 7 reinicou normalmente, mas o meu HD ficou sem aquele volume que estava o Linux. Será que você, por favor, poderia me ajudar. Se tenho como restabeler o HD ao volume que estava antes.
    Desde Já, muito obrigado!
    Edivaldo

      • Oi Fábio tudo bom, graças a Deus e a sua ajuda!
        O testdisk me ajudou bastante. Continuei ainda não conseguindo Estender o Volume, mas por outro lado criei nova partição daquele volume que antes estava o Linux. O HD ficou com dois volumes: C: Íntegro (Inicialização, Partição primária) e F: Íntegro (Unidade lógica).
        Obrigado por tudo e um forte abraço também,
        Edivaldo

  2. Boa noite
    Meu micro tinha o windows xp SP3,fui instalar o ubuntu e sem querer instalei na partição errada que tinha o windows e meus arquivos.Como faço para recuperar a partição que o linux apagou?Será que não tem mais solução?
    Por favor!! Me ajude…!! Não posso perder meus arquivos.

  3. Estou perdido…Como faço?sou leigo no assunto de linux.Cara,como me arrependo por ter instalado esse linux!!!!
    Acho que vou formatar tudo.
    Obrigado pela ajuda maninho!!

  4. estou tentando instalar o windows seven no notebook positivo(com linux), porém chega uma fase que aparece uma mensagem que não está encontrando o driver de cd/dvd, a partir daí num consigo mais, pode me explicar o que houve?

  5. Olá Fábio!
    Cara li e gostei muito da tua solução, mas como não sou muito experiente com isso queria que respondesse minhas perguntas a seguir:
    A situação é a seguinte, tenho um netbook aqui (então só servirão coisas via usb) dual boot do windows 7 com linux ubuntu 10.04, logo gostaria de saber como farei para reparar o windows nesse aparelho, já que não tenho dvd de instalação do windows (acho que tu se equivocou e colocou errado lá acima com ‘dvd de instalação do linux’) no passo do tal grub para mbr. Peço-lhe que Indique algum link para download de uma iso do windows 7 legal e outras informações que possam me ser úteis.
    Obrigado, desde já, pela sua atenção.

    • Oi Fernando, por esse link você pode baixar:
      Link para MS
      Lembro que eu fiz o teste com o mesmo dvd que havia instalado o wim 7, sendo assim não sei se pode dar algum problema e mesmo dando certo você terá que ter colocar o serial do windows, assim se for tentar pegue o número antes.
      Um forte abraço,
      Fábio

  6. Muito bom, como meu windows é Vista OEM, baixei uma iso dele, e a utilizei para recuperar. Sem Problemas. Obrigado.

  7. Olá, Fábio!

    Suas dicas são muito boas. Mas gostaria de saber como proceder com o Windows Vista. Já tive um problema desses e acabei precisando reinstalar tudo, reformatando o computador.

    Tentei com meu DVD original do Windows Vista, mas não apareceu nenhuma tela com a opção de reparação.

    Obrigado.

    • caso nao tenha o cd do windows 7 original,baixe o cd de recuperaçao do windows 7,depois é só gravar a imagem em um cd..

  8. Fabio, eu queri so tirar um pouco da partição do linux e transferir pro windows, tipo meu HD e 640, sendo que ficou, 340 pro win7 e 300 pro Ubuntu 12.04, tem como eu deixar apenas 20 pro ubuntu e o resto pro win7??

    Grato desde já”

  9. Caro amigo, exclui a partição linux formate e tudo bem so, que quando dei boot no micro ae o problema. Tentei os passos que você indicou, e não tive sucesso. o comando: BootRec.exe/Fixboot não funcionou, somente o BootRec.exe/Fixmbr que funcionou perfeitamente. e o probema continua. Sistema operacional: windows 7 proficional 64bitis,
    se puder me ajudar agradeço. um abraço. Antonio Costa

    • Oi Antônio,
      Pensei em uma possibilidade: O dvd do Windows é o mesmo que você utilizou na instalação?
      Eu já fiz esse procedimento algumas vezes e por sorte sempre deu certo, mas como salientei no artigo as vezes pode não funcionar, infelizmente como dizem a informática não é ciência exata ehehhe. Em último caso seria interessante você salvar seus dados mais importantes o que pode ser feito com ajuda de um cd ou pendrive com Ubuntu live.
      Um forte abraço,
      Fábio

  10. vlw Fábio, vou testar em breve, pois sou técnico em computadores e nesta formula parece ser menos trabalhoso “abraço”

  11. Fábio

    Seu tutorial é muito claro e objetivo. Antes de ter acesso a ele apaguei a partição onde estava instalado o Linux/Ubuntu e formatei em NTFS. Quando dei o boot apareceram as alternativas de iniciar pelo Windows ou Ubuntu. Segui a risca a segunda parte do tutorial – retirar o GRUB do MBR – todos os comandos informam sucesso na operação, reinicio o computador e lá estão as danadas das alternativas. São teimosas.

    Não sou usuário experiente, apenas busco soluções na Net. Além disso tenho 74 anos e a aprendizagem não é fácil. Não dou nenhum passo além do que é ensinado, tal como você faz muito bem neste tutorial.

    Meu sistema operacional é Win 7 Ultimate x64, PC com processador Intel i7, placa mãe Intel DZ77GA-70kK, HD SSD de 240 GB com o SO e um HD Sata de TB (dados).

    Dia 20/10/2012 formatei o PC pois havia instalado uma máquina virtual para navegar na Deep Web (pegar artigos científicos sobre neurociência, psicologia e sobrevivência da consciência após a morte) e o sistema ficou lento demais. Mesmo após a reinstalação, o “GRUB” (não tenho a menor ideia do seja!) permaneceu firme e forte no MBR (este sei mais ou menos o que é).

    Peço a gentileza de pensar no meu caso e, se tiver alguma sugestão, agradeço-lhe antecipadamente.

    Além do seu artigo, consultei estes dois links gringos (meu inglês e apenas razoável):

    1) http://benwong.me/how-to-restore-the-windows-mbr-after-removing-linux/

    2) http://www.makeuseof.com/answers/uninstall-ubuntu-gain-access-windows-7-dual-boot-system/

    Obrigado

    Fernando Sampaiio

    • Oi Fernando, tudo bom?
      Antes de mais nada quero agradecer muito a visita em nosso blog. Recebo muitas visitas por dia, mas poucos tem o seu perfil. Discorde de você quando diz que é inexperiente, uma pessoa que sabe buscar soluções na internet é muito experiente, aliás quantas pessoas conhecem a Deep Web? Sobre a Deep “falarei” mais para o fim desse comentário. Nem vou falar sobre a sua vitalidade aos 74 na busca de informações e seus interesses que são dignos de aplausos. Minha família vive muito e eu particularmente também sou muito curioso e tenho certeza que muito além dos 70 anos, aos 90 estarei também navegando ativamente na internet (atualmente tenho 41).
      Bom vamos ver se consigo achar uma luz para o “problema”. Antes de mais nada quero deixar claro que também sou curioso, minha formação é em direito e pedagogia, mas acabei estudando um pouco de informática (técnico em análise de sistemas) e vivo brincando com computadores e tablets, assim meus conselhos devem ser vistos com ressalvas.
      O primeiro passo e pelo que vi já foi feito é formatar as partições Linux em NTFS. Note que são duas partições uma do sistema Linux e outra Swap.
      Depois eu juntei essas duas partições a do Windows (isso pelo que sei não é obrigatório embora em todas máquinas que retirei o Linux fiz isso).
      Depois com o cd de instalação do Windows faço os procedimentos do tutorial.
      Claro que nem sempre dá certo (eu dei sorte todas as vezes, mas já me relataram que as vezes não funciona, lembra informática não é ciência exata).
      Se der errado aí o jeito é formatar.
      Mas nas duas possibilidades irá sumir a sobrescrição do GRUB no MBR. Irá entrar direto no Windows.
      Quanto a Deep Web, um conselho que dou é acessar com o ubuntu rodando em um pendrive dê uma olhada nesse artigo:
      https://dicasdofabio.wordpress.com/2012/10/01/como-acessar-a-deep-web-com-segurana/
      Mais uma vez obrigado pela visita!
      Fábio

      • Obrigado por suas bondosas palavras.
        Sua geração irá viver mais tempo. Cuide do físico e da alimentação. Seu cérebro está muito bem exercitado. Tome um pouco de sol quando puder pois fixa a vitamina D.
        Interessante a dica do Tor. Ele opera com qualquer navegador? Agora vou ver se coloco o Tor numa Máquina Virtual com o Win XP ou Win 7 Home para entrar na Deep, pois Instalei o Linux/Ubuntu para nela navegar.
        Fábio, faço todas estas coisas por dois motivos: primeiro porque gosto; segundo para exercitar o cérebro e evitar o alemão (Alzheimer). Os neurônios são como Dona Nicota, não gostam de ficar silenciosos. São fofoqueiros.
        Uma dúvida: a formatação via DVD de instalação do Windows 7 x64 apagará o Drub do MBR?
        Posso formatar a qualquer momento. Tenho as atualizações o Windows e Office 2007 no WSUS Offline Update. Tenho também uma imagem, mas fico com receio de usá-la pois poderá estar com o Grub do Ubuntu no MBR. Tenho todos os drivers – placa mãe, placa de vídeo, impressora e scanner. Os instaladores dos programas que uso estão numa pasta e os ‘portables’ em outra. Pronto para desastres.
        Sua formação é eclética, mas sua alma é de professor (seus tutorias são exemplos claros desta vocação), tal como a minha. Ensinei economia na UFBA, onde me formei nos idos de 1962.
        Obrigado por sua atenção. Saúde e paz.

      • Oi Fernando,
        Eu me cuido um pouco, tenho hábito de correr 8 km 3 vezes por semana e caminhar quase todos os dias, nessas ocasiões tomo sol (aliás minha esposa sempre me lembra do protetor). Quanto a alimentação acabo exagerando um pouco nos doces, tenho 3 filhos pequenos e o que não falta em casa são doces… mas até que estou controlando!
        O Tor funciona com qualquer navegador, mas fica perfeito no Firefox. Só não estranhe a velocidade de navegação que fica muito baixa, esse é o preço da segurança pois devemos tomar cuidado na Deep.
        Quanto a formatação ela apagará tudo tudo sim. Se você tiver segurança em fazê-lo pode ficar tranquilo que ficará somente o Windows instalado no final do processo. Eu formato meu notebook pelo menos uma vez por ano.
        Qualquer dúvida me escreva que tentarei ajudar no que eu souber.
        Um forte abraço e um ótimo fim de semana.
        Fábio.

      • Fábio
        Obrigado pelas dicas. Vou formatar. Baixar o Linux/Ubuntu e usar no pendrive USB3, com o Tor e Firefox/Ubuntu. Penso que o Ubuntu é mais fácil para iniciante, como é o meu caso. Terei muita cautela ao navegar na Deep e procurarei por assuntos específicos e correlatos. Não cederei à tentação de clicar no que não conheço.

  12. OI Fábio td bom?
    Gostaria de saber, se quando reinstalamos o windows 7 perdemos arquivos salvos no HD?
    desde já obrigado!

  13. Antes de mais nada, parabéns pelo Blog. Minha consulta se refere ao seguinte: Tenho 3 linux e um W7 instalados no meu Note. Quero eliminar a partição de dois Linux, ou seja, ficar com 1 Linux e o W7. Como devo proceder.
    Um forte abraco e um Feliz Natal a vc e toda a sua Família.

    • Oi Francisco, nunca fiz isso, mas tenho quase certeza que se você desinstalar da forma do tutorial, terá problema na inicialização do outro Linux, eu recomendo desinstalar os dois Linux, deixar funcional o boot do Windows 7 e depois instalar novamente um Linux. Se você encontrar outra forma mais eficiente por favor poste aqui no blog.
      Um forte abraço e um ótimo Natal para vc e família também,
      Fábio

  14. Estou tentando sem sucesso desinstalr o Linux do meu PC Positivo pretendo instalar o Windows, tenho o cd de instalação mas sou leigo no assunto, tento fazer o Boot mas sem sucesso, tc DEL, teclo F8 e nada aparece uma tela preta em ingles. Favor se possivel me dê algumas dicas. Um grande Abraço

  15. Amigo, deu certo.. estava triste de pensar que iria ter q formatar o 7 para tirar o ubuntu..

    Não demorou nem 10 minutos e já tinha deletado e arrumado o boot..

    Agradeço a ajuda

  16. Valeu Fábio, salvou aqui, apaguei a partição Linux e a sua dica resolveu o problema de inicialização do Windows 7.

    Obrigado.

  17. Olá amigo,deu certinho,exceto na parte em q tem q excluir a partição e aumentar o volume,qdo exclui as partições la,o espaço la vai fica verde claro,escrito Espaço livre,se tentar aumentar depois a outra partiiçao nao vai dar certo,a opçao vai estar indisponivel,entao tem que clicar com o botao direito no quadrado verde claro,e excluir,depois vai ficar como Espaço nao alocado,ai sim da pra estender a outra partição ,fica a dica pra qm passou pelo o msm que eu 🙂

  18. Eu instalei o ubuntu (10GB pro ubuntu, 2GB para swap e 40 GB para home) sobrou 180GB e formatei em ntfs. Fui tentar instalar o Windows só que ocorre erro e diz que o Windows não encontra um local para gravar os arquivos. Alguma jeito de consertar isso?

  19. Excelente dica!! No meu caso, instalei o Linux na parte (D:) do disco já particionado pelo Windows e onde tinha alguns arquivos que juntos ocupavam cerca de 5GB. O Windows só reconhecia esses 5GB na parte (D:) Só foi possível, (parece óbvio), “Estender Volume…” nessa partição.!! Obrigado!! fica a dica!!

  20. Posso fazer isso com um windows diferente do que está no note? Por exemplo: o note tem o basic e fazer com ultimate.
    Grato

    • Oi Lucas, eu sempre realizei esse procedimento com a mesma versão, mas acredito que não há problema. Se você tentar e der certo por favor deixe um comentário aqui para ajudar quem estiver com a mesma dúvida.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Olá Fábio, fiz com uma versão do Windows totalmente diferente da que está no meu note e deu certo!!
        Abraço

  21. Olá meu amigo, muito obrigado pelo tutorial,
    Eu gostaria de saber se o mesmo funciona para o windows 8?
    Eu creio que sim já que tudo que funcionava no meu win7 funcionou e ainda melhor no meu win8, mas de todo o caso não quero correr os riscos rs…
    Obrigado desde já!

  22. Em meados de 2013 precisei desinstalar o backtrack e seu tópico veio a calhar rsrsrs.. Nao aparecia a opção de aumentar o volume, tive q voltar pro Linux e refazer por lá no gparted. Depois seguir o restante do tutorial e deu tudo certo. Valeu 😉

  23. Olá Fábio!

    Tenho um pc com o win8 e estou querendo instalar o unix pra poder fazer umas coisas, mas sei que depois vou querer desinstalar, eu comprei o pc com o win8 já instalado e não tenho o cd. Se eu fizer o dual boot com o unix, como posso fazer a recuperação do volume para o win8 depois?

    Obrigado desde já.

  24. Hoje em dia, existe um método muito mais rápido e fácil utilizando gerenciamento de discos do windows e o Easybcd, no qual basta pelo sistema windows mais alto na hierarquia de boots (win8,win7,Vista, XP…), acessar através deste o gerenciamento de disco excluir a partição linux e swap, podendo inclusive caso não seja o xp, ate redistribuir o espaço do linux abatido para uma partição windows ou para uma outra partição de bkp utilizando o diminuir/extender volumes, após deletar a partição basta ir na penultima opção do Easybcd e selecionar restaurar mbr vista/win7/8 ou caso seja dual xp e linux selecionar a 2ª opção restaurar mbr xp e reiniciar a maquina, com esse programa pude inclusive colocar o boot do ubuntu no bootloader do win8 e win7 deixando o processo de seleção de O.S mais rápido e organizado pois todos os 3 boots possíveis aparecem de imediato no bootloader do windows que quando vira triplo boot muda para a interface visual de dual boot do vista/ win 7 que é mais objetiva e em tons de cinza (ficou da hora)

  25. Agora é madrugada de sexta – feira, 13 fevereiro de 2015. O tutorial é tão bom que me fez perder boa parte do filme Velozes e Furiosos Rio de Janeiro. Tutorial excelente, de verdade. Hoje, sabadão, vou por em prática no Windows 7 de meu filhhttp://www.falsete.comunidades.neto, pois instalei o Linux Ubuntu, transformando – o em dual boot. Mas o moleque não curtiu muito o novo look de seu not. Por isso preciso retirar o dual e devolver o boot original. Este tutorial parece ser a dica perfeita. Vou usá-lo. É isso aí.

  26. Agora é madrugada de sexta – feira, 13 fevereiro de 2015. O tutorial é tão bom que me fez perder boa parte do filme Velozes e Furiosos Rio de Janeiro. Tutorial excelente, de verdade. Hoje, sabadão, vou por em prática no Windows 7 de meu filho, pois instalei o Linux Ubuntu, transformando – o em dual boot. Mas o moleque não curtiu muito o novo look de seu not. Por isso preciso retirar o dual e devolver o boot original. Este tutorial parece ser a dica perfeita. Vou usá-lo. É isso aí.

    • Agora é madrugada de sexta – feira, 13 fevereiro de 2015. O tutorial é tão bom que me fez perder boa parte do filme Velozes e Furiosos Rio de Janeiro, pelo canal Universal. Tutorial excelente, de verdade. Hoje, sabadão, vou por em prática no Windows 7 de meu filho, pois instalei o Linux Ubuntu, transformando – o em dual boot. Mas o moleque não curtiu muito o novo look de seu not. Por isso preciso retirar o dual e devolver o boot original. Este tutorial parece ser a dica perfeita. Vou usá-lo. É isso aí.

  27. Fantástico! Acabo de seguir o seu tutor e dei certíssimo. Nessa madrugada de sábado, quando o país curte esse luxo chamado carnaval e já acabou o filme Velozes e Furiosos, vc me salvou do tédio. E agora, só me resta dormir. Valeu, mesmo. Obrigado!

  28. Cara, tenho o Windows 10 atualizado e também exclui a partição do linux sem avaliar nas consequências… Quando fui ligar o note, apareceu a mensagem. Com outro note, encontrei seu post, entrei no site da Microsoft, criei uma IMAGEM em pendrive através da ferramenta MediaCreationToll disponível do site, onde o próprio programa monta no seu pendrive o windows 10 executável. Mudou apenas o seguinte: Clique em avançar na primeira tela, Reparar o computador na 2ª tela, depois clique em mais ferramentas na 3ª tela e escolha o Prompt como você ensinou. As telas são diferentes mas os caminhos são de boa. Escrevi os Boots como está em seu post e quando reiniciei… voalá!!! Beleza, iniciou direitinho, numa boa. Obrigado, Fábio, valeu.

  29. Parabéns pelo Tutorial, eu eliminei o Ubuntu e precisei restaurar a inicialização do Windows e funcionou perfeitamente no meu Windows 7!

Deixe um comentário

