Haiko no virtualbox

800px-Haiku_OS

Haiku, conhecido anteriormente como OpenBeOS, é um projeto que está reconstruindo o sistema operacional BeOS a partir do zero, com uma licença de uso de código aberto. O projeto conta com a ajuda de programadores que participaram do desenvolvimento do BeOS original no esforço de fazer do Haiku um novo BeOS, otimizado para os tempos atuais (Fonte imagem e texto – Wikipedia).

Testei com sucesso a instalação do Haiko no Virtualbox e posso dizer que esse sistema é curioso, bem diferente do que estou acostumado, mas achei simples de usar, embora ainda precise ser muito trabalhado. Vale a pena testar.

Clique aqui para baixar a imagem do sistema operacional.

Traduzi (muito mal por sinal) um tutorial de como fazer a instalação:

Haiku emulando Em VirtualBox:

Instâncias virtuais de sistemas operacionais são perfeitas para todos os tipos de fins de teste que precisam ser feitas em um ambiente seguro e isolado. Haiku instalar em uma máquina virtual é uma solução para as pessoas que não querem instalar nos seus computadores físicos, mas desejam se familiarizar com ele. Este guia HowTo irá descrever o processo de execução de Haiku na máquina virtual (VM), utilizando VirtualBox 3,2 Existem duas formas que pode ser feito e um é instalar e executar o Haiku a partir do CD-ROM de imagem, mesma forma que seria feito em uma instância física . Outra forma é usando a imagem de disco já preparado VM rígido, para maior comodidade e economia de tempo propósitos. A escolha desta decisão é deixada para o usuário, embora muitas pessoas preferem imagem VM como é fácil de gerir. Para este tutorial iremos usar uma imagem ISO e imagem VM arquivo (vmdk) – ambos podem ser obtidos aqui . O software de virtualização VirtualBox e manual de instalação pode ser baixado aqui. Vá para a seção:

Instalação e execução do Haiku partir de uma imagem ISO.

O seguinte guia irá descrever a instalação do Haiku na Máquina Virtual, usando uma imagem ISO.

Etapa 1. Criar uma máquina virtual.

Depois de instalar o VirtualBox e baixar uma imagem iso, podemos começar o processo de instalação. Instalar sistemas operacionais no VirtualBox consiste de duas partes – primeiro passo é criar uma máquina virtual em si e, em seguida, configurá-lo para executar a instalação do sistema desejado convidado. Começamos, clicando no ícone New (ou pressionar Ctrl + N). janela principal do VirtualBox O "Create New Virtual Machine" assistente deve aparecer. Clique próxima vez.Início de Assistente Precisamos especificar que tipo de sistema operacional convidado, vamos instalar. Isso é útil para a pré-configuração de máquinas virtuais – que se aplica configurações padrão para sistemas operacionais suportados. Para Haiku, estamos indo para escolher Outros para o campo do sistema operacional e Outro / Desconhecidopara a versão. Nome VM O próximo passo é definir o quanto de memória física do host que deseja alocar para a nossa máquina virtual. Esta decisão deve ser baseada na quantidade de RAM do host tem, mas recomenda-se a gastar um mínimo de 256MB de RAM para fazê-lo funcionar sem problemas. Mais memória pode ter um efeito sobre o desempenho da VM, mas em excesso pode retardar o host, então não precisa ser um equilíbrio entre a VM e recursos da máquina host.Memória Depois de ter feito isso, precisamos criar um disco rígido imagem, que vai ser armazenada no disco físico, sob local especificado. Nós clique em Criar disco rígido novo (se ele já não estiver selecionada) e clique em Avançar duas vezes.disco rígido virtual Aqui podemos definir o tamanho do disco rígido virtual deve ser. Na maioria dos casos é suficiente para usar a opção padrão, que é dinamicamente expansão de armazenamento . Isso permitirá que o arquivo de imagem a crescer à medida que mais conteúdo é salvo no mesmo, sem falta de funcionalidade.Tipo de armazenamento em disco rígido O próximo slide irá pedir-nos para o local do arquivo no disco rígido da imagem e o tamanho máximo do arquivo de expansão dinâmica. Nós os valores de entrada, clique em Avançar e clique em Concluir duas vezes, para finalizar o processo.Localização e tamanho

Etapa 2. Configurar a máquina virtual.

Agora precisamos configurar alguns ajustes, para fazer as coisas para o trabalho. Nós clique no ícone Configurações que apareceu para a nossa máquina virtual. Definições no menu principalA janela de configurações permite ao usuário configurar os aspectos de hardware da máquina virtual hóspede OS estará usando. Primeiro de tudo precisamos anexar a nossa imagem ISO com o haiku de instalação para a máquina virtual, em uma forma de emular unidade de CD-ROM. Para fazer isso, clique em Armazenamento no painel esquerdo, e depois clicando em Esvaziar na Árvore de armazenamento . Então clique no ícone da pasta ao lado do dispositivo de CD / DVD na lista suspensa.CD / DVD Device Na nova janela clicamos em Ações -> Adicionar e apontar para o local onde nós armazenados nosso Haiku instalação ISO. Clique em Selecionar para confirmar.Media Manager Depois de terminar com a configuração, clique em OK para voltar à janela principal.

Etapa 3. Execução de instalação Haiku.

Esperemos que, neste momento tudo está configurado corretamente e que pode executar a instalação Haiku. Para fazer isso, clique no ícone Iniciar (ou da máquina – Iniciar>) para executar a máquina virtual. Após alguns segundos, o GUI direito deve aparecer e começar a instalação do Haiku no ambiente virtual. A instalação em si é bastante simples e não difere muito de uma agressão física (siga as guias desta página se você não estiver familiarizado com a instalação de haiku) embora possa apresentar mais lento, dependendo do desempenho do host (demora cerca de 30-60 minutos para concluir a instalação). Instalação em máquina virtual também vai exigir particionamento mudanças que podem ser feitas diretamente no gerenciador de instalação. A janela DriveSetup deve detectar dois meios, um é o nosso cd-rom arquivo (iso) e outro é um "disco rígido" que criamos anteriormente. Tudo o que precisamos fazer é selecionar essa unidade, vá para Partições -> Inicializar , clique sobre Be File System e continuar a instalação. DriveSetup Haiku é E é isso! Após a instalação estiver concluída, a janela da máquina virtual irá redesenhar, para simular a reinicialização da VM. Desmontar a imagem de CD para evitar o carregamento ISO em cada reinicialização, indo para Dispositivos -> CD / DVD Devices -> Desmontar Dispositivo CD / DVD .

Haiku rodando a partir de uma imagem de VM

O seguinte guia irá descrever a instalação do Haiku na Máquina Virtual, usando uma imagem de disco rígido VM.

Etapa 1. Importar o arquivo. Vmdk para VirtualBox.

O primeiro passo é importar a máquina virtual de mídia arquivo que baixou anteriormente para o Media Manager Virtual. Aberto VirtualBox e vá paraFile -> Virtual Media Manager … (ou pressione Ctrl + D) A janela do Gerenciador Virtual Media irá aparecer.Adicionar Agora clique no ícone Adicionar (ou vá para Ações -> Adicionar … ) e aponte para a localização onde você salvou o extraído. vmdk. Certifique-se de que você está selecionando o arquivo correto (vamos precisar do maior). Quando você encontrá-lo, clique em Abrir para importá-lo para o Media Manager Virtual.Agora com imagem Depois que a imagem aparece na lista, clique em OK para confirmar e voltar à janela principal.

Etapa 2. Criar uma máquina virtual.

Comece clicando no ícone New (ou pressionar Ctrl + N).Menu principal O "Create New Virtual Machine" assistente deve aparecer. Clique próxima vez.Acaso Precisamos especificar que tipo de sistema operacional convidado, vamos instalar. Isso é útil para a pré-configuração de máquinas virtuais – que se aplica configurações padrão para sistemas operacionais suportados. Para Haiku, estamos indo para escolher Outros para o campo do sistema operacional e Outro / Desconhecidopara a versão. Nome e tipo O próximo passo é definir o quanto de memória física anfitrião queremos alocar para a nossa máquina virtual. Esta decisão deve ser baseada na quantidade de RAM do host tem, mas recomenda-se a gastar um mínimo de 256MB de RAM para fazê-lo funcionar sem problemas. Mais memória pode ter efeito sobre o desempenho da máquina virtual, mas em excesso pode retardar o host, então não precisa haver um equilíbrio entre a máquina virtual e recursos da máquina host. Memória Depois de ter feito isso, precisamos selecionar o disco rígido disco nós importamos mais cedo. Clique em Use disco rígido existente e clique em Avançar (arquivo vmdk deve aparecer automaticamente, se não, selecione-o na lista drop-down).VMware imagem carregada Clique em Concluir para finalizar o processo.

Etapa 3. Haiku rodando.

Sem novas medidas, nem a configuração é necessária para tornar o trabalho Haiku, para que possamos passar estreito de executar a máquina virtual.Clique no ícone Iniciar para inicializar a VM.

Medidas adicionais
Passo adicional de 1. Configurar a máquina virtual.

Existem algumas configurações que podem ser alterados, por exemplo, para melhorar o desempenho do Haiku. Lembre-se que você precisa para dividir os recursos com responsabilidade, dependendo da sua especificação de host. Começamos clicando no ícone Configurações.Definições no menu principal A janela de configurações permite ao usuário configurar os aspectos de hardware da máquina virtual hóspede OS estará usando. Uma das maneiras para aumentar o desempenho se alterar a memória de vídeo atribuído à máquina virtual. Do lado esquerdo do painel clique na guia Exibir, e mova o controle deslizante primeiro para a direita, para aumentar a quantidade de memória atribuída. Isso deve permitir que a GUI para correr mais suavemente e ser mais ágil. Guia Exibir Outra dica é habilitar a virtualização de hardware, que por padrão é desativado. Na página do sistema, clique na guia de processador e marca Habilitar PAE / NX para permitir a extensão de endereço da CPU. Guia ConfiguraçõesDepois de terminar com a configuração, clique em OK para voltar à janela principal.

Passo adicional de 2. Ajustar as configurações de janela.

Um dos inconvenientes experiência dos usuários durante a utilização de máquinas virtuais são resoluções de tela. Por padrão, o sistema operacional convidado é aplicar uma resolução de tela grande, fazendo com que as janelas têm barras de rolagem em ambos os lados para navegar no eixo-x e y-eixo. Há duas soluções para esse problema. Primeira solução é simplesmente ajustando a resolução da tela utilizando ferramentas incorporadas no sistema. Em Haiku, podemos usar o preflet Screen, que pode ser encontrado no menu Preferências. Ao alterar a resolução do usuário, então, perceber que o tamanho da janela VM agora mudou. Preflet Haiku de Tela Outra maneira, é instalar o VirtualBox Guest Additions. Eles são projetados para ser instalado dentro de uma máquina virtual depois que o sistema operacional convidado foi instalado e consistem de drivers de dispositivos e aplicações de sistemas que otimizam o sistema operacional convidado para um melhor desempenho e usabilidade (incluindo interface gráfica). Infelizmente, não há suporte para Adições de Clientes Haiku ainda, ou seja, por enquanto, o GUI precisa ser controlado usando ferramentas de sistema. Assim que Adições de Clientes Haiku será lançado, este guia será atualizado. Por enquanto essa é a única maneira de resolver esse problema.

Passo adicional de 3. Expandindo o tamanho da imagem de disco rígido VM.

Muitas vezes os usuários a encontrar o tamanho da imagem original Haiku VM não grande o suficiente para satisfazer as suas necessidades. Por padrão que o tamanho é de cerca de 600mb e neste etapa, vamos para expandi-la. Existe uma maneira de fazer isso, mas não é tão fácil quanto parece. Assim como um disco rígido, uma vez criadas, as suas fronteiras físicas não pode ser expandido mais (o tamanho do disco, e não partições).A solução poderia ser a reinstalação, ou clonagem o conteúdo do disco rígido menor em maior. Isso é exatamente o que podemos fazer nesta situação. Primeiro, precisamos criar um novo disco rígido de tamanho fixo. Abra Virtual Media Manager (Ctrl + D) e clique no ícone New (ou Ações -> Novo ). Clique em Avançar. De tamanho fixo de armazenamento Escolha oarmazenamento de tamanho fixo e clique em Avançar. No próximo slide escolher um nome, localização e tamanho para um vdi. imagem e clique em Avançar. Tamanho Clique em Concluir para confirmar a ação. Para a próxima etapa teremos que mudar para o ambiente de linha de comando, para executar o processo de clonagem. Esses passos precisam ser feitas no sistema operacional host. Dependendo instruções OS instalado pode variar (ver aquipara obter mais informações).Abra o terminal / console e navegue até o local onde foi instalado o VirtualBox e executar o seguinte comando:

VBoxManage clonehd [localização do vdmk imagem de unidade VM rígido.] [Localização do disco rígido que criamos anteriormente] - existentes

por exemplo: (plataforma Windows host)

"C: \ Arquivos de programas \ Oracle \ VirtualBox \ VBoxManage.exe" clonehd C: \ haiku-r1alpha2.vmdk C: \ new.vdi - existentes

Após a execução desta instrução a calculadora de progresso aparecerá e retornar o uuid quando terminar.Saída CMD Agora tudo o que precisamos fazer é re-criar a máquina virtual usando as etapas descritas aqui , mudando apenas o disco rígido para o que acabamos de criar ( new.vdi ).Com a nova imagem Após o processo, se concluído, podemos excluir o velho, imagem menor VM disco rígido e inicialize o novo que acabamos de criar.

Solução de problemas
1. Haiku não pode se conectar à internet

Existem alguns problemas conhecidos com as placas de rede em máquinas virtuais VirtualBox. O sintoma é simplesmente a incapacidade de se conectar a outros computadores através da Internet. A solução para este problema é o seguinte: Vá para as configurações do Haiku máquina virtual (ele precisa ser desligado em primeiro lugar) e clique em Network -> Avançadas-> Tipo de adaptador -> Intel PRO/100 MT . Aceitar as alterações clicando em OK. Intel PRO/100 MT Agora os serviços de rede deve estar funcionando corretamente.

2. Mouse USB não estão funcionando em Haiku ao usar uma máquina virtual

Às vezes, quando há mais de um dispositivo apontador instalado no sistema operacional hospedeiro, os dispositivos secundários não cooperar plenamente com Haiku VM. Este é um problema conhecido que pode ser facilmente corrigido com o uso de Adições Clientes Virtualbox, que esteja ligado à integração mouse. Porque Adições de Clientes Haiku ainda não estão implementadas, a única solução para esse problema é continuar utilizando o dispositivo primário apontando, ou fazer o mouse USB o principal dispositivo apontador. Isto deve ser resolvida logo que Adições de Clientes Haiku são oficialmente lançado, mas por enquanto, não há nenhuma maneira fácil de resolver esta questão.

Texto original

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s