Saussure, Chomsky, Bakthin – principais ideias

Saussure – estruturalismo – linguística enquanto ciência – separação entre língua e fala língua – sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isso é objeto da linguística. Fala marca individual sujeita a fatores externos, muitos não linguísticos, logo não passíveis de análises. Para ele signo linguístico é a combinação entre significante e significado, significante é a imagem acústica (árvore som acústico e palavra são o significante), cadeia de sons, significado é o conceito (imagem da árvore significado). Valorização do sistema, regras e normas.

Chomsky – linguagem nata do cérebro humano (estudos cognitivistas). Capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano, parte do patrimônio genético do ser humano – gramática universal – não temos consciência desses princípios estruturais, assim como não temos consciência de nossas outras propriedades biológicas e cognitivas. Privilegia a analise sintática – abstrata – que privilegia investigações sobre construções gramaticais corretas e incorretas em uma língua.

Bakthin – linguística da enunciação – baseado no postulado do materialismo – construção do sujeito como indivíduo se dá através das relações sociais. A linguagem possui um fator primordial, pois ela que permite a comunicação entre os indivíduos e, portanto, a apropriação da cultura, diferente de Saussure, seu objeto é a língua falada ou escrita. Nessa teoria é importante o professor pautar seu trabalho por diferentes gêneros discursivos, orais ou escritos, assim as crianças desde a alfabetização podem trabalhar com gêneros de diversas ordens, como narrar, relatar, expor, argumentar e descrever ações.

Anúncios

3 respostas em “Saussure, Chomsky, Bakthin – principais ideias

  1. As informações são muito boas. Porém, na descrição das ideias de Bakthin identifico uma ambiguidade a partir de “diferente de Saussure”, acredito que seria melhor acrescentar um ponto final antes dessa frase. Assim a afirmação ficaria:” Diferente de Saussure, seu objeto de estudo é a linguagem falada ou escrita”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s