Como proteger seus arquivos PDF contra cópia ou impressão indesejada

Proteger um documento é vital para garantir os direitos de editor e para evitar, ou pelo menos dificultar o plágio. (Claro que é possível quebrar essa proteção, mas isso é assunto para outra postagem). Vou utilizar um programa que você pode carregar no pen drive e está disponível para o programa PortableApps, no final do tutorial vou deixar links para quem quiser conhecer os programas.

Vamos lá, criei um arquivo PDF através do Word totalmente aberto, conforme você pode ver abaixo (observe que ao ser clicado no texto com o botão direito fica aberta a opção Copiar):

travar1

Aberto o programa PDFTK Builder clique em Collate. Abra seu arquivo PDF na opção Source PDF File, crie uma senha em Ower e tire a seleção de Printing, Degraded Printing e Copy Contents.

Agora ao abrir o novo arquivo criado pelo programa não temos mais a opção copiar.

travar3

Também ficou desabilitado a impressão:

travar4

Aprenda instalar PortableApps no seu pen drive clicando aqui.
Baixe o aplicativo PDFTK Builder clicando aqui.
Você também pode instalar tudo em uma pasta local e até compartilhar com outros computadores através do Dropbox ou de outros programas, para saber mais clique aqui.

123 respostas em “Como proteger seus arquivos PDF contra cópia ou impressão indesejada

  1. Olá Fábio,
    Obrigado pela sua dica, mas eu preciso que a opção Salvar Como também fique desabilitada, pois se eu salvar o documento em outro PDF, este novo ficou sem proteção nenhuma.
    Você já passou por isto?
    []’s
    MA

    • Oi Marco tudo bom? Desculpe a demora em responder mas eu quis testar todas as “hipóteses”.
      Usei o Adobe Reader e o Foxit e em ambos mesmo que você salve o documento todas as restrições são mantidas. Quando o documento é salvo mantém as configurações de segurança intactas.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Boa Tarde Fábio, mas será que existe alguma opção para desabilitar a opção “Salvar como…”, igual ficou desabilitado o imprimir?
        Eu precisava que os usuários não copiassem o arquivo original, apenas visualizassem mesmo…
        Obrigado.

      • Oi Jefferson,
        Para salvar não existe opção de desabilitar, aliás não adiantaria pq a pessoa simplesmente copia o arquivo novamente, o que seria a mesma coisa que salvar.
        Um forte abraço,
        Fábio

  2. Fábio,

    Obrigado pelo retorno.
    Vou fazer mais alguns testes e posto aqui se der algum problema.
    Parabéns pelo site.
    MA

  3. Oi Fábio, baixei o programa, mas só consegui proteger meus arquivos em pdf no primeiro dia. Agora quando salvo, mesmo tirando a opção “copiar”, o arquivo não fica protegido contra isso. Help please!
    obrigada

  4. Fábio,
    Preciso bloquear um aquivo que fiz no word e salvei em pdf. Quero apenas que fique disponível para leitura somente, como faço? Porque quando sigo suas instruções, até para leitura precisa digitar a senha.

  5. Oi Fábio, tenho uma pergunta para lhe fazer: é possível criar uma password até para impedir a abertura de um documento?
    Muito obrigada pelo seu post, é espetacular, continue o seu bom trabalho.
    Beijinhos

  6. Oi novamente Fábio, tubo bom obrigada e com você?
    E se eu só quiser só impedir a abertura e depois de alguém colocar a password para abrir já poder imprimir e copiar, como faço?
    Obrigada,
    Daniela

    • Oi Daniela,
      É bem tranquilo, digite a senha em Owener e User e clique em Salve as…
      Não precisa alterar nenhuma outra configuração.
      Quando a pessoa abrir com senha terá todas as opções livres, como copiar, imprimir dentre outras.
      Qualquer dúvida me escreva.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Oi, muito obrigada pelas suas respostas.
        Tenho uma pergunta: como fazer alterações num documento pdf, por exemplo tirar páginas ou modificar texto, mesmo que não tenha password? Eu sei que você diz no início do post que isso é assunto para outra postagem, mas eu não consegui envcontrá-la.

        Obrigada, você tem me ajudado muito,
        Daniela

    • Oi Carlos, é bem simples a utilização, o aplicativo dispensa a instalação, basta você baixar clicar “como se fosse instalar” que todos os arquivos vão ficar em uma pasta. Daí é só clicar no executável.
      Se preferir instalar pegue o programa na página do desenvolvedor:

      http://www.angusj.com/pdftkb/

      Lá você procura o PDFTK Construtor e clica nesse link: pdftkb_setup.exe (2.0MB)
      Eu nunca usei instalado, uso sempre a versão portable, mas acredito que a instalada deva ser igualmente eficiente.
      Qualquer dúvida me escreva.
      Um forte abraço,
      Fábio

  7. Segui todos os procedimento, mas o arquivo só abre com a senha que atribui em Owner. Caso eu não coloque senha e usuário, desmarque as opções printing, degraded printing e copy contents, o arquivo continua desprotegido.
    Instalei o arquivo corretamente. Será que é um problema do Adoble Acrobat?
    Obrigada!

    • Oi Nayara.
      Para que ele proteja deve sempre ser atribuído uma senha para Owner.
      A senha para user só serve para que o usuário não abra o documento.
      Assim se você quiser proteger o documento o que é mais usado é colocar a senha em Owner para que todos possam ler mas não possam editar. Se você deseja que alguém edite você passa a senha que atribuiu a Owner. Não esqueça de sempre guardar com você uma cópia desprotegida caso esqueça a senha.
      Qualquer dúvida me escreva
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Show de bola o programa!
        Estava com esse problema também.
        Valeu!!!

      • Bah, parabéns pela postagem. Também estava com essa mesma dúvida e deu certo agora :) Obrigada!!!

  8. Fábio.

    Fiz como você instruiu, mas apesar de o arquivo dizer que está protegido, quando tento copiar dá certo; ou seja, ele nào ficou protegido. Coloquei a senha em ower como falou.
    O que fazer? Abs, grata!

    • O problema pode ser:
      Não ter criado senha para Ower ou,
      Não ter tirado a seleção para Copy Contents,
      Ou seja coloque a senha para Owwe,
      Deixe desmarcado As well as opening and reding, allow ALL the following action…
      Deixe desmarcado Copy Contents.
      Um forte abraço,
      Fábio

  9. Fábio,
    Não podia deixar de agradecer seu post! Leiga no assunto, apenas com sua ajuda foi possível proteger meu documento! Obrigada

  10. Oi Fábio tudo bem?
    olha consegui prroteger o documento usando a Owner e a senha, agora tento desproteger mas sem sucesso mesmo colocando a senha.

  11. Olá Fábio!

    Será que só eu não consegui concluir esse processo de bloqueio?

    Segui todas as orientações e ainda não consegui bloquear meu arquivo contra cópia e impressão. Pode me ajudar?

    – Cliquei em “Collate” e adicionei meu arquivo pdf em questão no botão Add
    – Coloquei senha só em “Ower” , tirei a seleção de Printing, Degraded Printing e Copy Contents.
    – Depois cliquei em “Save as” selecionei o mesmo arquivo em pdf, e salvei, substituindo o antigo documento.

    Onde posso ter errado?

    Obrigada!

  12. Gostei do programa, queria saber se existe a seguinte funcionalidade: o referido arquivo só abrisse em determinado computador…. por essas proteções que lí acima, impede que alterem o arquivo, porém não impede que ele seja repassado para outras pessoas e aberto em qualquer PC.

  13. Estou com uma duvida, não consigo tira a opção de salvar como. será que tem como me ajudar????

  14. antes de abrir o pdf, se clicar com o botão direito do mouse no arquivo a opção de copiar está disponível, esse programa só retira o copiar quando editado!! como a opção de salvar como também fica visível, sendo assim é possível copiar o arquivo com outro nome!! tens alguma solução para isso?

    • Oi Denner,
      Vc entendeu mal o programa, coibir o copiar é útil pq alguém pode copiar e colar parte do documento e utilizar como se fosse de própria autoria. Agora fazer cópias do arquivo é uma tarefa de qq sistema operacional e não há nenhum programa que desabilite essa função a não ser vírus e mesmo que houvesse seria inútil pq a pessoa poderia pegar várias vezes na fonte em que pegou originalmente, como exemplo baixar várias vezes na net.
      Em síntese o programa serve para coibir o copiar colar, se vc fizer uma cópia do arquivo a cópia continuará protegida.
      Um forte abraço,
      Fábio

  15. Bom dia, gostaria de saber se é possivel fazer isso em um documento que fica na internet, um exemplo, quero colocar o certificado de funcionamento da minha empresa no meu site para os meus clientes ver, porem nao quero que ele tenhao a opção de salva lo ou imprimir este documento. ja tentei com esse programa mais nao da certo quando coloco ele no site. vc tem algum metoto para este meu caso?
    obrigado

    • Oi Ricardo,
      No seu caso tem uma solução que as vezes é usado em alguns sites, converta o documento para imagem (png ou jpg), assim se a pessoa salvar no computador será a mesma coisa que ter tirado uma foto dele, tem muito menos utilidade do que um pdf.
      Quanto a impressão o programa bloqueia desde que desmarcada a opção “printing”.
      Um forte abraço,
      Fábio

  16. Prezado Fabio. Muito boa dica. Entretanto, existem programas disponíveis que convertem PDF em WORLD, como PDF2Word v3.0. Assim acho se pode quebrar as seguranças impostas ao arquivo PDF.
    Existe alguma proteção quanto a isso?

    Obrigado

  17. Olá, como fazer para bloquear apenas parte do pdf, é um contrato quero deixar aberto algumas linhas para os clientes preencherem e o restante travado .. isso é possivel??

  18. SUPER!!! SUPER!!!! Sempre simples, com uma linguagem que mortais como eu entende!!! parabéns!!! E OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Amigo, fiz e deu tudo certo. Porém a impressão continua habilitada, sabe dizer o que pode ter acontecido? Fiz na aba Collate e desabilitei todas opções, menos a Screen Readers.

    Aguardo retorno
    Valeu!!!

  20. Olá, Fábio,

    Fiz conforme explico a cima, tudo ok, ótimo artigo.

    Mas, gostaria de saber, ou eu fiz algo errado ou tem como

    não solicitar SENHA ao abrir o arquivo protegido.

    Como posso resolver este “problema”.

    Grato!

  21. BAIXEI O TAL SOFTWARE NO P DRIVE, SIGO AS ETAPAS, MAS, O TAL PDTFK AINDA TÁ DEIXANDO COPÍAR E COLAR…. como faço?

    • O problema pode ser:
      Não ter criado senha para Ower ou,
      Não ter tirado a seleção para Copy Contents,
      Ou seja coloque a senha para Owwe,
      Deixe desmarcado As well as opening and reding, allow ALL the following action…
      Deixe desmarcado Copy Contents.
      Um forte abraço,
      Fábio

  22. O meu não dá certo!
    Ele cria o novo documento porém continua habilitado para copiar e imprimir, o devo fazer?
    Uso o Foxit Reader

    • O problema pode ser:
      Não ter criado senha para Ower ou,
      Não ter tirado a seleção para Copy Contents,
      Ou seja coloque a senha para Owwe,
      Deixe desmarcado As well as opening and reding, allow ALL the following action…
      Deixe desmarcado Copy Contents.
      Um forte abraço,
      Fábio

  23. Muito obrigada! Tive que proteger um arquivo da universidade contra cópias e não achava programas que faziam isso sem desconfigurar as imagens. Esse deu super certo. Muito obrigada :)

  24. Amigo Fábio, primeiro obrigado por disponibilizar esta bela ferramenta, segundo quando tento desproteger o doc faço save as e de seguida ele pergunta se quero substituir o atual ao qual eu digo sim no entanto não só não desprotege o documento como o programa reparei que em baixo dá a seguinte mensagem ( Error – can’t save over a source file ) eu coloco a pass tudo certinho mas nada, uma ajuda precisa-se.

      • Olá Fábio talvez eu não me tenha explicado bem, proteger eu já fiz e funcionou na perfeição, desproteger é que não está a funcionar e eu utilizo o mesmo método coloco a pass faço save as e aresposta do programa é esta que coloco aqui de seguida (Error – can’t save over a source file) e fica protegido na mesma, ou seja não volto ao estado normal de poder imprimir e copiar.

      • Oi José, vc deve estar errando em algum dos passos, se quiser envie o arquivo para meu e-mail (ffontanas@hotmail.com) que eu converto e te envio de volta.
        Um forte abraço,
        Fábio

  25. Fábio, fiz esse procedimento semana passada, e agora fui tentar e não está funcionando, estou certo que estou fazendo os passos corretos, que estranho.

  26. Oi, Fábio! Tem como eu proteger para que os comentários do autor não possam ser alterados/excluídos? Tks!

  27. Prezado Amigo, você realmente salvou minha pele!!! muito obrigado por compartilhar seu conhecimento…. funcionou perfeitamente. Abraços

  28. Obrigado Fábio, sua postagem é de grande valia!!
    Baixei o programa, não tive nenhuma dificuldade!

Deixe um comentário

