Alterar ordem de boot – Windows 7 x Ubuntu 11.04

Suponha que você tenha o Windows 7 instalado em sua máquina e resolva agora instalar em dual boot o Ubuntu, depois de feito tudo você olha a ordem de boot e o “bonitão” do Ubuntu aparece em primeiro como prioridade, outros possíveis usuários talvez reclamem muito. Para resolver essa situação é fácil basta seguir o tutorial que fiz utilizando a postagem do blog usuário avançado.

IMPORTANTE → Na postagem do blog o autor cita o Ubuntu 10.10, mas tentei com o 11.04 e funcionou perfeitamente.

Tendo em vista que instalamos o Windows 7 e logo após o Ubuntu, então teremos algo parecido com a imagem a seguir na inicialização do computador:

1

Sendo que:

2

Bom já que o GRUB está gerenciando o boot, vamos inicializar o S.O. Ubuntu, que é a opção padrão de inicialização (0).

Após entrar no SO teremos que alterar um arquivo chamado “grub.cfg” que fica por padrão em: /boot/grub/ e não mais o “menu.lst” como os antigos e que ficavam na mesma pasta.

Atenção para este procedimento você precisa ser o root do sistema!

Abra um terminal aplicativos → acessórios → terminal

digite o seguinte comando:

Para entrar como root:

$sudo -i

“digite sua senha”

Caso você não seja administrador do computador digite:

$su -

“usuário”

“senha”

Para fazer um backup do arquivo “grub.cfg” digite o seguinte comando:

$cp /boot/grub/grub.cfg /boot/grub/grub_bkp.cfg

Agora para editar o arquivo:

gedit /boot/grub/grub.cfg

Deverá abrir o arquivo como o modelo abaixo, o que necessitamos é alterar a linha "set default":

3

Vamos alterar o valor "0" para "4" conforme orientado na imagem 2

Se quiser também podemos alterar o valor padrão de segundos para o sistema iniciar automaticamente, para isso procure a linha "set timeout=xx".

Bom simples não! Salve o arquivo e reinicie o SO. Por padrão o boot deve iniciar dessa forma:

4

Repare que o padrão agora é o Windows 7. Assim o computador inicia com sua opção selecionada. Clique aqui para acessar a postagem do usuário avançado.

About these ads

31 respostas em “Alterar ordem de boot – Windows 7 x Ubuntu 11.04

  1. Quero saber se há como navegar nas opções do boot sem as teclas direcionais, pois meu notebook está com defeito nessas teclas e elas não funcionam. Assim, não devo aplicar as alterações do seu tutorial pois certamente no windows não haverá essa opção e ficarei sem o linux que acabei de instalar. Obrigado!

    • Oi Ricardo, eu somente testei com a teclas direcionais, não pensei na possibilidade do computador estar com problema nessas teclas. No momento estou utilizando o Windows instalado na máquina e o Ubuntu via pendrive e portanto não tenho como testar, mas você pode tentar antes de fazer a alteração mudar a opção por meio da tecla tab, se funcionar provavelmente não dará problema depois de feita a alteração.
      Um forte abraço,
      Fábio

  2. Por anos quebrei cabeça com shell! Tutorial está perfeito, mas para quem procura modificar grub, com cores e modo grafico, hoje em dia está bem mais simples, instale StartUp-Manager e pode se divertir.

    • Oi Uriel, você me deu uma ideia legal, em breve farei um tutorial sobre o StartUp-Manager. As duas formas são interessantes visto que pelo do artigo vai direto ao ponto deixando o Win como o primeiro a ser inciado, mas por meio do programa podemos ter mais opções.
      Um forte abraço,
      Fábio

  3. Pingback: Alterar ordem de boot – Windows 7 x Ubuntu 11.10 | Dicas do Fábio

  4. Olá, perdoe-me se estou escrevendo no lugar errado, é que estava tentando solucionar meu problema e achei muito interessante teu tutorial. É o seguinte, tentei de diversas formas instalar o ubuntu no meu not e não consegui, resumindo instalei-o de dentro do win7 e funcionou, porém, ao contrario do citado acima, minha 1ª opção de boot é o win7 e eu gostaria que ficasse o ubuntu 11.04, Sou iniciante no linux mas mesmo assim tentei fazer as alterações como mostrado anteriormente… sem sucesso. Se alguém puder ajudar ficarei muito grato. Parabéns pelo tutorial e desde já agradeço pela atenção.

  5. ok! Fabio, simples e objetivo obrigado! mas estou com outro probleminha quando inicio ou desligo o pc o linux manda a mensagem: modo não otimiz. modo recomendado 1680×1050@Hz já alterei lá ja fiz tudo e continua a mesma menagem vc pode me ajudar

  6. Olá!
    Segui o tutorial e a princípio não deu certo!
    O problema que tive é que o Windows 7 separa uma partição para recuperar o sistema e na hora de alterar o número de “0” para “4” ele altera para a partição de recuperação.
    Sendo assim, para os usuários que tem a partição de recuperação do Windows 7 a dica é alterar de “0” para “5” que corresponderá à partição que está o windows 7.
    PARABÉNS pela dica.

  7. Eu acho que esse procedimento não é o mais correto, pois ele terá que ser refeito cada vez que o arquivo grup.cfg é atualizado (numa atualização do sistema, por exemplo), uma vez que ele é gerado automaticamente. O procedimento correto é tão simples quanto e está indicado neste vídeo:

  8. Muito obrigado amigo pelo seu tutorial simples e eficiente! Estou usando WattOS R7, junto com Windows 7 e de todos os métodos que tentei para mudar a ordem de boot só este funcionou. Obrigado!!! Abraços.

  9. No Ubuntu 11.04 pode ter 6 listas ao invés de 5 como na imagem, então o número a ser substituído o “0” será “5” ao invés de “4” para que o Windows 7 seja padrão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s