Rodar Linux a partir de um pendrive é bem mais fácil do que você pensa

Que eu sou fã de Linux todo mundo sabe e talvez você esteja se perguntado porque não abandona o Windows? O motivo é simples primeiramente pq ele não me fez nada de mal e, brincadeiras a parte, gosto do Win 7 pela estabilidade e pela quantidade de programas e tutoriais, mas claro que não abandono o Ubuntu.

Costumo usar o Virtualbox, mas agora descobri uma forma muito mais legal, basta você instalar no pendrive, deixar na ordem de boot o pendrive em primeiro lugar e em 33 segundos ele está ativo. Isso mesmo 33 segundos e funcionando a toda velocidade. Olha a interface:

A rede é reconhecida facilmente, basta você ter a senha. Ele acessa todos os seus documentos do HD, no meu caso onde está instalado o W7, agora mesmo estou ouvindo Kings of Leon que está em Music e estou navegando pelo Ubuntu no pendrive. A velocidade é praticamente a mesma que se estivesse instalado e a interface funciona muito bem. Bom vamos a instalação, você vai precisar de uma cópia ISO do Ubuntu, o programa Universal USB Installer. (Nem vou mencionar que um pendrive e um micro heeheh). O pendrive que estou usando é de 16 Giga, mas acho que um de 2 Giga ou até menos é suficiente. Ele ocupou apenas 700 e poucos mega!

Link para USB Instaler

Link para Ubuntu

Utilize a segunda opção para Ubuntu ou seja, para CD ou USB. Lembrando que você utilizar outras versões Linux.

Para facilitar coloque o programa e a imagem uma só pasta. Com o programa e o a imagem ISO, abra o programa (ele é portable, assim não instala ou modifica seu Windows – até isso é show de bola). Você irá ver essa tela:


No passo 1 escolha a versão do Linux que você quer testar. No nosso caso Ubuntu 11.04. No passo 2 escolha onde está o arquivo (se estiver na mesma pasta vai ser baba). No terceiro passo aparece o seu pendrive, e na “persistent” eu preferi deixar em branco pois a persistência serve para guardar configurações depois de utilizar o pen drive, mas como eu mexo muito no sistema prefiro que reinicie bem limpo. Aperte Create e pronto! O processo não é muito demorado.

Agora basta reiniciar o micro, mudar a ordem de boot e não mexer em mais nada, pois em segundos estará rodando o Linux escolhido em seu pendrive a todo vapor. Meu notebook é da Dell e o sistema reconheceu tudo, rede, câmera, teclado, Usb e tudo mais.

Vale a pena conferir!

Um forte abraço,

E mais uma vez obrigado pela visita!

34 respostas em “Rodar Linux a partir de um pendrive é bem mais fácil do que você pensa

  1. Pingback: Programa gratuito para criar um pendrive bootável com várias versões de sistemas operacionais – YUMI. | Dicas do Fábio

  2. Pingback: Ubuntu 11.10 liberado | Dicas do Fábio

  3. Pingback: Rodando Linux Mint direto do pendrive | Dicas do Fábio

  4. Pingback: Universal USB Installer atualizado para suportar Linux Mint 12 | Dicas do Fábio

  5. Pingback: Boot através de SD Card – relato de experiência | Dicas do Fábio

  6. Estou com problema
    tenho uma Kingston de 8 gb
    fiz todo procedimento mas na hora do boot ele diz n ter encontrado o kernel quando dou caminho repete n ter encontrado

    • Oi Caio, tudo bom?
      Não é para dar problemas, eu já fiz (aliás faço sempre) com os sistemas operacionais Ubuntu (meu preferido), Big Linux (que vou escrever em breve um artigo), Mint, dentre outros. Só não consegui com o Android, mas esse não insisti muito, os outros sempre deram certo logo de cara.
      O pendrive (16 gb) e o cartão SD (4 gb) que utilizo são também da Kingston.
      Eu recomendo que você faça novamente download da imagem ISO do sistema operacional que você está tentando usar, acho que vai dar certo.
      Um forte abraço,
      Fábio

  7. Caro Fábio:
    Primeiramente, muito obrigado pelas dicas!
    Comecei um curso de Licenciatura em História e preciso aprender a usar o Linux.
    Segui todos os passos da sua dica e consegui rodar o Linux a partir do pen drive, entretanto, gostaria de alterar o idioma, pois o meu ficou em inglês, o que torna um tanto difícil a adaptação, já que preciso aprender a operá-lo. Assim gostaria de saber como altero para protuguês o idioma do UBUNTU 12.04?
    Outro fator ocorrido é que quando quero sair, se clicar em “shutdown” ele pede: “username” e “passworld”, ficando travado nesta tela. Já tentei várias dicas de senha e até sem senha, mas não adiantou. Ele so desliga quando aperto o botão para desligar direto.
    Quando clicar em “suspend” eme fica hibernando mas não desliga totalmente.
    Será necessário instalar algum “plug in” para resolver isso? Se for, quais são eles?
    Obrigado…

    • Para alterar o idioma e outras características do sistema e manter as alterações você vai usar “Set a persistent file size for storing changes” na hora da instalação. Deixe o máximo de espaço possível.
      Para mudar o idioma veja essa postagem e o vídeo no final:
      http://ubuntued.info/como-instalar-e-alterar-idiomas-no-ubuntu
      Não precisa instalar nada para desligar, no meu notebook um Dell Inspiron desliga normalmente, mas pode ser algo relacionado ao hardware de seu computador. Quando uso o Big Linux ele dá esse problema de não desligar normalmente que você disse.
      Um forte abraço,
      Fábio

  8. Ah… Amigo
    Esqueci de outro detalhe. Também não estou conseguindo acessar a internet quando estou navegando através do Linux.
    Se puderes me ajudar agradeço.
    Um abraço amigo.

    • Se você utiliza rede sem fio veja esse tutorial somente do 0:48 até 0:51 que mostra onde estão as redes. Daí é só clicar na sua e digitar a senha.
      Se for direto no cabo de rede ele reconhece automaticamente.
      Claro que isso tudo depende do hardware de seu computador, como disse na resposta anterior em meu notebook o sistema reconhece tudo inclusive a placa de rede wirless com todas as versões que já testei: Ubuntu, Mint, Big Linux e outras.
      Como é instalado em um pendrive você pode testar muitas versões bastando formatar o pendrive pelo próprio programa de instalação e instalar outras versões.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Caro Fábio
        Boa noite!
        Consegui conectarpme a internet através do Ubuntu. Quanto ao problema de desligamento, não sei exatamente se era esse o problema, mas troquei o arquivo Universal por um Linux Live USB Creator e agora esta funcionando muito bem. Entretanto, continua em inglês. Vou tentar executar sua sugestão.
        Obrigado mais uma vez.

  9. CORREÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR…
    Boa noite novamente!
    Disse antes que troquei o arquivo “Universal-USB-installer” por um “Linux Live USB Creator” e que esta funcionando muito bem. Quando ligo o note book com o pen drive, executa conforme previsto e no início aparece duas opções: Rodar a partir do CD ou Instalar e a lado aparece a lista de idiomas. Selecionei português e abriu. Agora é só mexer para aprender a lidar com o Linux.
    Para sair aparece a opção “encerrar”, clicando ele desliga.
    Um abraço amigo…
    Obrigado mais uma vez.

  10. Olá Fábio Fontana de Souza Gostaria de Parabenizzalo bele tutorial e gostaria de perguntar se era para funcionar na versão Ubuntu Ultimate Edition 3.4 32Bits Pois tentei criar e aprensentou alguns erros durante a criação por exemplo:( Data error ‘casper\initrd.lz’ File is roken ), Tentei abaixar novamente a ISO do Ubuntu e aconteceu o mesmo erro ! tentei trocar o Pen Drive e nada ! Saberia me dar uma ajuda ?
    Alias ele até cria o Pen Drive do Ubuntu mas na hora de rodar o OS ele diz: (Invalid or corrupt kernel image.)
    Boot:
    EStou usando meu NoteBook STI Se puder dar uma ajudinha ficarei grato e obrigado por tudo.

    • Oi Diego,
      Você irá baixar o USB Instaler, depois a imagem (ISO) do Linux (no caso Ubuntu). Depois roda o USB Instaler (que dispensa instalação em seu PC) indica onde está a imagem (ISO) e ele instala em um pendrive. Depois vc reinicia seu PC e modifica a ordem de Boot colocando o pendrive em primeiro lugar. Pronto é só reiniciar e esperar para ver o linux rodando no pendrive. Depois de desligado e retirado o pendrive vc entra no Windows normalmente.
      Um forte abraço,
      Fábio

      • Bom dia Fábio, muito boa as dicas tentarei em um pendrive em breve.
        Gostaria de saber, qual o procedimento para rodar direto do CD-ROM.
        Basta gravar o ISO no CD?
        Grato,

      • Oi Cesar,
        Não basta gravar o ISO diretamente no CD. Você deverá utilizar um programa como o Nero ou Ashampoo (meu preferido) e escolher a opção gravar um cd/dvd de uma imagem de disco (essa opção vai variar de nome dependendo do programa utilizado.
        Um forte abraço,
        Fábio

  11. Opa amigo estou baixando o mandriva agora e vou instalar ele em meu pen-drive tenho apenas uma duvida.. eu posso instalar arquivos do linux em meu hd sendo que o bot do linux esta pelo usb

    • Oi Lucas,
      Pelo mandriva vc terá acesso ao seu HD, o que é bem legal, pois caso seu computador der problema um dia no sistema operacional, vc poderá acessar e fazer backup de tudo que tem.
      Agora instalar programas no hd para rodar no pendrive eu nunca tentei, mas acredito que pode, tendo como analogia o windows em que posso ao instalar um programa direcionar seus arquivos para um pendrive ou hd externo ou até outra partição.
      Se der certo a instalação no hd e posterior execução no pendrive me escreva para relatar.
      Um forte abraço,
      Fábio

    • Tem sim e se vc na hora de criar o pendrive habilitar a persistência ele mantém os plugins.
      Se a persistência não for habilitada, cada vez que reiniciar a máquina no pendrive deve instalar de novo.
      Um forte abraço,
      Fábio

  12. Ola amigao, to meio confuso quando vc diz “Utilize a segunda opção para Ubuntu ou seja, para CD ou USB. Lembrando que você utilizar outras versões Linux.” eh a segunda opcao lah no site do ubuntu .org ??? , enfim, Queria rodar o ubuntu direto do CD/DVD e nao direto do pendrive, qual queve baixar. EIu sei como gravar a iso bootavel no cd/dvd, mas qual link devo baixar o ubunto que roda direto do cd/dvd. Outra pergunta devo gravar um dvd ou cd ? grato

  13. Muito obrtigado pela Dica . Estou querendo usar algumasd ferraments de fotografia no Linux e rodar do Pen drive é tudo que eu precisava. O meu proximo passo e ver como isntalar o Blacktable ( programa de edição de foto) neste pendrive

    • Oi tudo bom?
      Que bom que gostou da dica!
      Da forma do post você pode usar várias distribuições e assim testar qual roda melhor o programa. Para não ter que instalar toda as vezes ao usar o Pen driver teste a persistência (persistent).
      Um forte abraço,
      Fábio

  14. Boa tarde, Fábio!

    Utilizo um computador de mesa (gabinete; acho que você sabe de qual tipo) com Windows XP (pirata, claro, kkkkkkkkkk) e adoraria aprender a usar outros sistemas operacionais (inclusive para navegar na internet) sem precisar abrir mão do XP. Cheguei a comprar um pendrive (4 GB, recomendação de um técnico em informática amigo da família) e tentei instalar mas não deu certo, precisei reformatar o pendrive e excluir a .ISO que tinha (tentei instalar o Ubuntu por sugestão de outro usuário de internet, estudioso do campo). Gostaria de saber se você pode me dar uma orientação, inclusive de saber quanto você sugere que eu reserve de espaço no pen. Esclareço que não utilizarei o pen bootável com Ubuntu para downloads ou uploads, me servirá apenas para aprender a usar sistemas Linux e navegar normalmente na internet (fora os navegadores e sistemas de firewall, anti-vírus e etc, esses precisarei mesmo baixar pro pen). Esclareço ainda que, apesar de usar PCs há vários anos, nunca usei nenhum com Linux; aceito sugestões voltadas para principiantes neste.

  15. Fábio, por favor, me dê especificações para um pen drive novo. Estou decepcionado com o meu pois me canso de repetir todos estes passos mas só me aparece “Installation done. Process completed” e se ativa a opção “closet” no USB Installer. Ao reiniciar o PC com o pen drive ligado, a única coisa que encontro são artigos tipo “.license” e “.readme” do GNU e do Linux (seja Ubuntu, seja Fedora, seja Mandriva, seja o que for). O que estou precisando – atrevo-me a dizer que com um pouquinho de urgência – é de uma unidade bootável DE FATO! Tenho softwares que preciso para estudo e trabalho que só abrem com Windows XP (ou Vista ou 7 ou similar) de modo que não posso abrir mão do sistema Windows em meu PC, mas estou realmente necessitado de algum sistema Linux (há mais de um ano já estou precisando estudar alguns softwares que só rodam em um Linux com acesso à internet mas não consigo nem a pau tornar meu pen bootável). Me seria útil se você pudesse me passar as especificações (marca, modelo, capacidade de armazenamento, entre outras especificações que você puder, verei se consigo encontrar um por aqui pra comprar; esse que tenho só está funcionando para artigos do Windows contendo as licenças das distro Linux que estou baixando, por mais que formate e reformate não consigo fazer linux rodar nele de jeito nenhum) e eu agradeceria imenso. Desculpe pelo desabafo longo.

    Obs.: Seu site não foi o único em que encontrei passos e mais passos para obter uma unidade bootável. Até por e-mail já recebi certos passos mas nada dá certo.

  16. Pingback: Linux: primeiros passos | Monolito Nimbus

Deixe um comentário

